Delegações da Bolívia e Estados Unidos participam do envento em Mato Grosso.
Congresso internacional sobre o tráfico de mulheres começa dia dois em Cuiabá
Mato Grosso vai sediar, entre os dias 02 e 04 de dezembro, o I Congresso Internacional - O Tráfico e as Mulheres, Enfrentamento e Desafios. Representantes da Bolívia e Estados Unidos da América (EUA) vão participar do evento que vão discutir as questões da violência contra a mulher e apresentar os resultados do diagnóstico da pesquisa realizada entre as ações do Pacto Nacional de Enfrentamento à Violência contra a Mulher.
Mato Grosso é um dos signatários do Pacto Nacional, sendo o 4º Estado a aderir. A realização do congresso é mais um passo na implementação das políticas públicas para as mulheres ao promover o debate o tráfico da pessoa do gênero feminino. As informaçõs são da superintendente Estadual de Políticas Públicas para as Mulheres da Setecs, Ana Emília Iponema Brasil Sotero.
O tráfico de mulheres é a violência mais premente contra a mulher. Como exemplo dramático de tráfico na mulher, Ana Emília cita os casos de 25 mulheres bolivianas que estão presas na Penitenciária Feminina Ana Maria do Couto.
Algumas chegaram a ser detidas com até 50 cápsulas de entorpecentes no organismo. São as chamadas ‘mulas’, que realizam esse trabalho em troca de R$ 60, R$ 100 quando muito.
A superintendente diz que é uma preocupação do Estado, pois o ônus da prisão é do Brasil, além do drama familiar. Essas mulheres ao tentar atravessar a fronteira trazem também seus filhos pequenos e ao serem detidas as crianças vai para os abrigos.
Serão três dias de debates, no Centro de Eventos Pantanal, em Cuiabá. O congresso inicialmente teria apenas a participação da Bolívia. A embaixada dos EUA na Bolívia, contudo, ao tomar conhecimento da realização do evento se prontificou em participar e falar da experiência do Programa de Proteção a Vítimas e de Enfrentamento e Combate ao Tráfico de Mulheres.
O I Congresso Internacional
O Tráfico e as Mulheres, Enfretamento e Desafios começa no dia 02, quinta-feira com a participação do perito Oficial Médico Legista da Politec - Regional de Cáceres-Pantanal de Mato Grosso, Manoel Francisco Campos Neto que irá abordar o tema “Tráfico de drogas em pessoas ‘Mulas Humanas’ – Narcotráfico internacional na fronteira oeste de Mato Grosso”. A palestra é resultado de cinco anos de pesquisa.
Comentários