Cumprindo todo o cronograma exigido pela Fifa, Cuiabá se candidata a ser uma das sedes da competição que antecede o Mundial de 2014
Cuiabá deverá sediar Copa das Confederações
Cuiabá ganha força para ser uma das cidades-sedes da Copa das Confederações em 2013, evento promovido pela Fifa e que serve como preparativo para a Copa do Mundo. As obras da nova arena multiuso estão avançadas e os elogios que a cidade vem recebendo, principalmente do exterior com o cronograma de trabalho dando a certeza de que o estádio ficará pronto em dezembro de 2012, fazem da capital mato-grossense uma das favoritas.
O próprio presidente da CBF e do COL – Comitê Organizador Local – Ricardo Teixeira aponta Cuiabá como uma das cidades em condições de sediar a competição. Ele lembrou que, ao contrário de anos anteriores, a Copa das Confederações, a edição brasileira será realizada em cinco estádios. Citou Cuiabá, além de Salvador e Belo Horizonte, como cidades que estão com seus cronogramas de obras adiantado, além de esclarecer que São Paulo não terá os jogos, uma vez que o Itaquerão, estádio da abertura do Mundial, só deverá ficar pronto em dezembro de 2013.
Para o diretor de Infra-estrutura da Agecopa, Carlos Brito, responsável pelas obras da Arena e de Mobilidade Urbana, a posição favorável de Cuiabá é consequência dos esforços do governo do Estado através da Agecopa para dotar a Capital das condições necessárias para sediar os dois eventos (Copa das Confederações e Copa do Mundo).
“Todas estas ações qualificam Cuiabá para sediar também a Copa das Confederações. Além de servir como um teste real para a Copa de 2014, a competição de 2013 pode significar a primeira oportunidade de obter o esperado retorno para os investimentos públicos e privados que estão sendo feitos. Não só econômico, fruto da atração de turistas e visitantes, mas especialmente o retorno social na forma de abertura de novos postos de trabalho e na qualificação de profissionais de diferentes setores”, disse Brito.
DEFINIÇÃO - A definição sobre quais cidades receberão jogos da Copa das Confederações acontecerá no início do próximo ano. A tabela e os detalhes do torneio devem ser divulgados até 31 de março. (Com assessoria)
Comentários