Procuradores e promotores definem, na sexta (3), ordem da lista que será encaminhada ao governador
Votação pode definir novo chefe do Ministério Público
Membros do Ministério Público Estadual definem, na próxima sexta-feira (3), a ordem da lista que será encaminhada ao governador Silval Barbosa (PMDB), para escolha do procurador-geral de Justiça, que comandará a instituição no biênio 2011/2012.
A disputa se restringe ao atual procurador Marcelo Ferra, que tenta a reeleição, e ao promotor Roberto Aparecido Turim. A votação será realizada das 11h às 17h, no auditório da Procuradoria, no Centro Político e Administrativo (CPA).
O processo eleitoral será conduzido por uma comissão presidida pelo procurador José Basílio Gonçalves, com a participação das promotoras Rosana Marra e Sasenazy Soares Rocha.
Estão aptos a votar todos os membros do MP que estejam no efetivo exercício de suas funções, no dia marcado para a votação. O voto é secreto, podendo cada eleitor escolher até dois dos candidatos inscritos.
Atualmente, o Ministério Público de Mato Grosso conta com 201 membros, sendo 171 promotores e 30 procuradores.
Mais votado
Conforme o MidiaNews apurou, historicamente, nas eleições do MP, o candidato mais votado acaba sendo escolhido procurador-geral de Justiça. Dessa forma, figurar como primeiro na lista significa favoritismo. Um exemplo é a disputa de 2006.
Na eleição passada, Ferra teve como concorrentes os procuradores João Batista de Almeida e Naume Denise Nunes Rocha Muller e o promotor Alexandre Guedes. O atual procurador-geral de Justiça foi o mais votado, com 105 votos, tendo seu nome homologado pelo então governador Blairo Maggi (PR).
Vale destacar que o poder de escolha cabe ao chefe do Executivo Estadual.
Comentários