Arenápolis News - arenapolisnews.com.br
Polícia
Quinta - 02 de Dezembro de 2010 às 09:12
Por: ISA SOUSA

    Imprimir


Guilherme Filho/Secom-MT
Fronteira com a Bolívia é reforçada em operação do Gefron, depois da guerra no Rio de Janeiro
Fronteira com a Bolívia é reforçada em operação do Gefron, depois da guerra no Rio de Janeiro

A guerra civil desencadeada pela Polícia do Rio de Janeiro contra traficantes do Complexo do Alemão, intensificada no dia 25 de novembro, refletiu no reforço da fiscalização na fronteira de Mato Grosso com a Bolívia, onde já chegou a passar 80% da droga consumida no país.

De acordo com o tenente-coronel Antonio Mário da Silva Ibanez, coordenador do Grupo Especial de Segurança de Fronteira (Gefron), já existe uma atuação forte nas áreas fronteiriças. O diferencial desta operação é no efetivo e patrulhamento, segundo ele.

"A única diferença é que resolvemos aumentar, a partir do dia 26, apenas um dia após os ataques no Rio, o patrulhamento volante e também intensificamos a abordagem nas barreiras físicas", revelou o oficial ao MidiaNews.

Além do Gefron, a operação trabalha permanentemente na fronteira em conjunto com a Polícia Rodoviária Federal, Polícia Federal, Polícias Militar e Judiciária Civil de Mato Grosso, Gaeco, Receita Federal, Indea, entre outros órgãos ligados à Segurança Pública.

A expectativa, segundo o coronel Ibanez, é que o reforço de patrulhamento e fiscalização na fronteira fique até começo do próximo ano, período que deve ser desencadeada a Operação Gênesis II.

Na primeira edição da Gênesis, realizada em julho deste ano, 17 forças ligadas à Segurança Pública fecharam o cerco de narcotraficantes, nos 983 km de fronteira seca e molhada que a Bolívia faz com o Estado de Mato Grosso.

A Operação finalizou com a apreensão de 56 kg de pasta-base de cocaína, 15 mandados de prisão cumpridos e ainda 27 prisões em flagrante.

Investimento

A faixa de fronteira em Mato Frosso é a principal rota de entrada de drogas e armamentos que abastecem os grandes centros urbanos. O Brasil tem 16,8 mil quilômetros de fronteiras, sendo a maior parte, 9.523 quilômetros (56,42% do total), de rios, lagos e canais. As fronteiras secas correspondem a 7.363 quilômetros (43,58%).

Para reforçar o patrulhamento na faixa de fronteira, o Gefron vai receber, no próximo dia 14, um helicóptero que será destinado às ações de combate ao crime na fronteira entre Mato Grosso e a Bolívia.

Além da aeronave, que deverá ficar no hangar do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer), serão entregues também novos equipamentos para o Gefron, por meio do projeto Pronasci Fronteiras (Pefron).

O projeto, da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), tem como objetivo fortalecer o policiamento especial nas regiões do país que fazem limite com outros países da América do Sul.

O foco principal é o combate ao tráfico de drogas, um dos principais fatores que contribuem com o crescimento da criminalidade nos estados.


 






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://arenapolisnews.com.br/noticia/79111/visualizar/