Arenápolis News - arenapolisnews.com.br
Cidades
Quinta - 02 de Dezembro de 2010 às 23:26

    Imprimir


A estudante Janaína Soares Brandão Nova, bolsista o Instituto Euvaldo Lodi (IEL-MT), foi premiada no Programa de Iniciação Científica e Tecnológica para Micro e Pequenas Empresas (Bitec) e ganhou uma bolsa de mestrado do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico). A premiação ocorreu no final de novembro, em Brasília, e integra atividades do Bitec, uma iniciativa do IEL que busca a transferência de conhecimentos das instituições de ensino para as micro e pequenas empresas.

Janaína foi bolsista do IEL-MT em 2009, por meio do Bitec, e desenvolveu o projeto ‘Tofú com goiabada como alternativa comercial e agregação de valor à soja’. A iniciativa foi aplicada na empresa Mercado e Atacado Brandão, localizada em Nova Ubiratã (a 506 quilômetros de Cuiabá), onde a estudante pôde criar e melhorar o produto com foco na inserção no mercado. Esta edição nacional do Bitec abrange iniciativas realizadas em 2008 e 2009. Ela já havia vencido a etapa mato-grossense, em agosto de 2009, e é formada pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFMT), no curso de Tecnologia em Alimentos. A bolsa para mestrado, no valor mensal de R$ 1.200, será concedida assim que ela for aprovada em alguma universidade credenciada ao CNPq.

O Bitec é uma iniciativa do IEL, que busca incentivar e promover o desenvolvimento e a transferência de conhecimento aplicado às atividades de inovação, empreendedorismo, tecnologia e gestão às micro e pequenas empresas, além de fomentar a interação entre as instituições de ensino superior e o setor privado. O programa é realizado em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e o CNPq.

Além da bolsa de mestrado concedida aos três melhores colocados na etapa nacional, o Bitec também concede R$ 2.000 e certificado ao orientador do aluno premiado. Já a empresa recebe placa de reconhecimento pela participação. A viagem para a premiação em Brasília foi custeada pelo IEL, tanto para a estudante quanto para o professor e a empresa participante. O Bitec contempla estudantes com bom desempenho acadêmico, regularmente matriculados em cursos de graduação superior e/ou tecnológico, de instituições públicas ou privadas oficialmente reconhecidas. Mais informações: http://www.ielmt.com.br






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://arenapolisnews.com.br/noticia/79024/visualizar/