Megaoperação prende 27 acusados e faz 74 buscas
A Polícia Civil concluiu nesta sexta-feira (03) a Operação Tentáculo com 27 pessoas presas sendo 12 com mandados de prisão. A ação foi teve início na quinta-feira (02) nas cidades de Cuiabá e Várzea Grande. De acordo com o diretor de inteligência, delegado Anderson Garcia, que coordenou os trabalhos, um dos principais objetivos da operação foi o combate a exploração de crianças e adolescentes.
A megaoperação foi dividida em 18 ações que vistoriaram vários pontos das duas cidades. Dentre os locais com maior índice de exploração e uso de drogas, o delegado citou a região do Zero Quilômetro, Posto São Matheus, Praça Maria Taquara e Beco do Candeeiro.
Durante uma das abordagens a equipe chefiada pela delegada Liliane Murata encontrou oito crianças em extrema situação de risco em uma casa no Beco da Lama, região do Porto. Como, neste caso, não compete à Polícia Civil, o Conselho Tutelar foi acionado.
Entre as prisões realizadas durante a operação estão a de dois homens suspeitos de participação num assalto a uma agência bancária em Nova Mutum. De acordo com o diretor de inteligência, as duas prisões são temporárias.
A operação “Tentáculo” foi desencadeada para o cumprimento de 75 mandados judiciais e 59 mandados de busca e apreensão, sendo que um ainda não foi cumprido, pois o estabelecimento estava fechado, e 15 de prisão - demandados a Polícia Civil e para constatar pontos vulneráveis nas cidades de Cuiabá e Várzea Grande denunciados pela população.
Um efetivo de 675 policiais, fiscais e técnicos foi empregado na ação para atacar crimes de tráfico de drogas, roubo a banco, roubo/furto em geral, receptação exploração sexual infantil, sonegação fiscal, corrupção passiva, crimes ambientais, receptação, captura de foragidos e outros delitos.
Meio Ambiente
Policiais da Delegacia Especializada do Meio Ambiente (Dema) e fiscais da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) vistoriaram sete locais com suspeita de prática de crime ambiental. Quatro pessoas foram detidas para averiguação.
Foram apreendidos: 51 quilos de pescado ilegal (cachara e jau), um tatu produto de caça ilegal, seis redes de arrastão de cem metros cada, três tarrafas, três ganchos, 40 anzóis, e uma motocicleta Honda, 150. Os suspeitos foragiram quando perceberam a presença dos policiais, abandonado os produtos.
Comentários