Cuiabá, Cáceres e Várzea Grande estão entre as cidades brasileiras em situação de alerta contra a dengue.
Cidades de MT estão em situação de alerta
Uma atualização dos resultados do Levantamento de Índice Rápido de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa) mostra que Cuiabá, Cáceres e Várzea Grande estão entre as cidades brasileiras em situação de alerta contra a dengue. Os números foram repassados pelo Ministério da Saúde e entre as 14 capitais em alerta, Cuiabá possui o segundo maior índice do LIRAa com 3,4%. Ficando atrás apenas de Salvador, com 3,5%.
A situação de alerta só é classificada quando a porcentagem do LIRAa fica entre 1% e 3,9%. As cidades que estão em situação de alerta no estado são: Várzea Grande com 3,8%, seguido por Cuiabá com 3,4% e Cáceres com 1,8%. Em Mato Grosso, além das três cidades em alerta, os municípios de Rondonópolis, Sinop e Sorriso ainda estão em fase de conclusão do levantamento.
A metodologia permite identificar onde estão concentrados os focos do mosquito em cada município, além de revelar quais os principais tipos de criadouros por região. Os resultados reforçam a necessidade de intensificar imediatamente as ações de prevenção contra a dengue, em especial nos municípios em risco e em alerta.
CAMPANHA – A Campanha Nacional de Combate à Dengue de 2010 traz um novo olhar sobre a forma de lidar com a doença, com a qual o Brasil convive há pelo menos 24 anos. Uma mensagem mais direta à população sobre a gravidade da dengue e sobre a necessidade de que cada pessoa elimine criadouros do mosquito em sua casa.
Comentários