Eleitores não comparecem; índice de abstenção é de 30%
Com a tarefa de comparecer às urnas pela terceira vez neste ano, nem todos os eleitores dos três municípios onde houve pleito suplementar no último domingo (5) se animaram a votar para a escolha de um novo prefeito. O índice de abstenção ficou na faixa dos 30%. Ao todo, são mais de 32 mil eleitores aptos a votar em Campos de Júlio, Novo Mundo e Poconé.
O maior número de faltosos foi registrado em Campos de Júlio, menor colégio eleitoral entre os três que tiveram eleições suplementares, onde 33,7% dos eleitores não compareceram às urnas. No pleito de Novo Mundo, o mais tumultuado com 26 prisões por crimes eleitorais, 29,7% do eleitorado faltou ao pleito.
Poconé teve a disputa mais acirrada. Os cidadãos puderam escolher entre seis candidatos para comandar o município pelos próximos dois anos, mas 27,11% dos eleitores abriram mão do direito de votar. Nos três municípios, a campanha eleitoral durou pouco menos de um mês e os candidatos lamentaram o fato de não ter conseguido atingir todo o eleitorado, principalmente nas áreas rurais.
Assim como nas eleições regulares, os faltosos devem justificar a ausência sob pena de multa. O prazo para justificativa é de 60 dias e para isso, devem procurar o cartório eleitoral para preencher o formulário e apresentar os motivos pelos quais não compareceram às urnas.
Comentários