Serys é a nova relatora do Orçamento da União de 2011
A senadora Serys Slhessarenko (PT) será a nova relatora do Orçamento da União de 2011. Ela irá substituir a atual relatora e líder do governo no Congresso Nacional, Ideli Salvatti (PT-SC), que deixa o cargo por ter sido indicada pela presidenta eleita, Dilma Rousseff (PT), para ocupar o Ministério da Pesca.
Serys deve ser nomeada oficialmente na segunda-feira. Ela está em Cancun, no México, onde representa o Senado na conferência da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre mudanças climáticas (COP 16), e volta ao Brasil amanhã. “Recebi o convite e assim que chegar ao país estarei me inteirando do assunto para assumir a incumbência”, disse a petista.
A nomeação de Serys na relatoria do Orçamento da União sela a segunda substituição, somente nesta semana. Ideli Salvatti assumiu a relatoria do orçamento anteontem, no lugar do senador Gim Argello (PTB-DF). Após ter sido acusado de ter beneficiado entidades fantasmas com emendas do orçamento do Ministério do Turismo, Argello renunciou a relatoria do Orçamento. A denúncia, publicada no jornal O Estado de S. Paulo, informa que um jardineiro e um mecânico seriam usados como “laranjas” no esquema de fraude no orçamento que teria desviado um montante de R$ 3 milhões.
Apesar da expectativa positiva da bancada federal de Mato Grosso, a inclusão de Serys na relatoria do Orçamento da União não deve trazer mudanças significativas no parecer-final. O calendário elaborado pelo Congresso prevê a aprovação do Projeto de Lei do Orçamento da União para 2011 até o dia 22 – data da última sessão antes do recesso parlamentar.
A Comissão Mista de Orçamento (CMO) informou, por meio de assessoria, que não deverá atrasar a votação da proposta orçamentária do ano que vem. A votação dos relatórios setoriais deverá ser concluída hoje enquanto a senadora Serys deverá apresentar o relatório final na quinta-feira da próxima semana.
A senadora, que encerra seu mandato no final de janeiro, já foi relatora da Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2009 e assumiu a presidência do senado neste ano. Segunda vice-presidente da Casa, Serys substituiu o senador José Sarney (PMDB-AP) durante período de licença do cargo por problemas de saúde, e também o primeiro vice-presidente do Senado, Marconi Perillo (PSDB-GO), que concorreu ao Governo de Goiás.
Articulações do governador Silval Barbosa (PMDB) apontam que a petista poderá assumir a vaga de deputada federal no ano que vem, caso o deputado federal Wellington Fagundes (PR) seja confirmado no staff estadual. Nesta eleição, Serys ficou como primeira suplente de deputada federal pela coligação “Mato Grosso em Primeiro Lugar”.
Comentários