Folha salarial de dezembro de 41 prefeituras ameaçada
Levantamento realizado pela Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM) revela um cenário desolador em pelo menos 41 municípios de Mato Grosso. Conforme o balanço, cem das 141 cidades do Estado conseguirão quitar a folha salarial de dezembro este ano. Sem uma estimativa sobre a arrecadação para janeiro de 2011, muitos gestores não dão garantia do pagamento da folha do próximo mês.
O quadro de dificuldade referente à situação financeira dos municípios há havia sido alertado pelo presidente da AMM, Pedro Ferreira (PP). Ele antecipou o quadro grave da saúde financeira da maioria das cidades do Estado, principalmente dos municípios menores – que dependem essencialmente do repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) para assegurar o bom andamento dos trabalhos.
No decorrer deste ano a Confederação Nacional dos Municípios (CNM) realizou bateria de eventos, em Brasília, com a meta de assegurar apoio do governo Federal para repasse emergencial de recursos relativos ao FPM.
Como existe estimativa de arrecadação para a formação da receita do imposto, havia previsão dos gestores para aporte de verba. O problema é que a contabilidade do governo Federal e das prefeituras deixou lacuna – de aproximadamente R$ 2 bilhões.
Comentários