Arenápolis News - arenapolisnews.com.br
Política
Sábado - 11 de Dezembro de 2010 às 08:12
Por: Laura Nabuco

    Imprimir


O secretário de Trânsito e Transporte de Cuiabá, Edivá Alves, promete que a prefeitura não vai cometer os mesmos erros do passado na instalação dos novos radares nas principais ruas e avenidas da Capital. "Dessa vez o valor da locação dos equipamentos vai ser fixo e a empresa não vai ter nenhuma participação nos valores das multas", frisou Edivá. Dessa forma, a secretaria pretende desvincular a imagem dos radares a de uma "indústria da multa".

Edivá afirmou que, apesar do anúncio da instalação dos equipamentos, ainda não há uma previsão de quando eles serão implantados e que nem mesmo o processo licitatório do serviço foi concluído. "O que nós temos é um levantamento dos pontos mais críticos da cidade, onde há mais necessidade de radares. Com base nisso fiz uma proposta e encaminhei à secretaria de Planejamento, que é a responsável por fazer a licitação", ponderou.

Entre as mudanças que devem ocorrer no novo sistema de fiscalização está o acompanhamento da SMTU em todas as medições feitas pelos equipamentos. De acordo com Edivá, a medida será adotada porque na época em que os radares funcionavam, muitos motoristas alegaram que as velocidades registradas pelos equipamentos não condiziam com as marcadas pelo velocímetro do veículo.

O secretário ressaltou também que a prefeitura vai promover uma campanha de conscientização e esclarecimento junto à população. Além da sinalização nos pontos onde os equipamentos serão implantados, os motoristas terão um período de seis meses para se adaptar a nova rotina no trânsito. "Durante os primeiros 90 dias não vamos multar, apenas notificar. Depois, numa segunda etapa de igual duração, os pontos das carteiras serão retirados e posteriormente as multas serão realmente aplicadas", explicou.

Para o gestor, a implantação dos radares é uma medida de segurança e já vinha se fazendo necessária há algum tempo. "Nós temos uma cidade com índices altíssimos de acidentes. Mesmo com todas as pistas sinalizadas as pessoas não respeitam", argumentou. Segundo ele, durante um monitoramento feito pela secretaria foram constatados veículos trafegando a 170 km/h em algumas avenidas. "Nossa pista mais rápida permite no máximo 60 km/h", ressaltou.





Fonte: RD News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://arenapolisnews.com.br/noticia/78218/visualizar/