Saúde, educação e infraestrutura são principais problemas municipais
De acordo com um levantamento realizado pela Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM), as principais dificuldades enfrentadas pelos gestores municipais estão relacionadas aos investimentos nos setores da saúde, educação e infra-estrutura. A pesquisa foi feita com 129 prefeitos para avaliar a situação financeira das prefeituras no encerramento do exercício de 2010.
O levantamento foi realizado para traçar um diagnóstico das finanças municipais, já que houveram constantes quedas na arrecadação, o que comprometeu a capacidade de investimento das cidades.
Apesar das dificuldades, o presidente da AMM, Pedro Ferreira (PP), que comanda Jauru, avaliou como positivo o resultado da pesquisa. "Acho que o balanço foi bom, poderia ter sido melhor, mas já houve um avanço", destacou.
Entre os pontos comemorados está o pagamento do 13º salário aos servidores municipais, que será quitado por 123, das cidades que participaram do levantamento. Boa parte delas já teria feito o repasse da primeira parcela do benfício na data de aniversário de cada funcionário. A Lei de Responsabilidade Fiscal também vai estar em dia na maioria dos municípios pesquisados. Apenas 20 prefeitos não conseguirão cumprir o compromisso até o encerramento dos trabalhos deste ano.
Comentários