Arenápolis News - arenapolisnews.com.br
Copa do Mundo 2014
Terça - 14 de Dezembro de 2010 às 08:54
Por: ISA SOUSA

    Imprimir


Agecopa
Complexo do Porto abrigará 26 espaços temáticos em uma área esquecida do histórico bairro do Porto
Complexo do Porto abrigará 26 espaços temáticos em uma área esquecida do histórico bairro do Porto

O advento da Copa do Mundo de 2014, em Cuiabá, não mudará apenas a estética do antigo Estádio Verdão e de ruas e avenidas. A revitalização do quase bicentenário bairro do Porto e a criação do "Complexo do Porto", com mais de 25 espaços temáticos - entre eles, o Fan Park -, faz parte do legado cultural que o evento pretende deixar para o Estado.

De acordo com a Agência Estadual de Projetos da Copa 2014 (Agecopa), a região deve começar a passar por desapropriações e readequações no próximo ano. No pacote estão previstas as saídas da Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat), do Supermercado Atacadão e a recolocação, no mesmo bairro, do Shopping dos Camelôs.

A Acrimat, segundo o diretor de Infraestrutura da Agecopa, Carlos Brito, irá para a rodovia MT-040, saída para Santo Antônio do Leverger, onde passará dos 17 hectares que possui atualmente para 100 hectares.

"O Porto é uma região histórica e a Acrimat, que anualmente sedia o Parque de Exposições, já está saturada. A cidade cresceu e começou a criar certas inconveniências, como o grande tráfego de veículos que o evento ocasiona, por exemplo. Já havia um projeto de retirada da Acrimat, com a Copa será possível retomá-lo", disse Brito.

Outro ponto que começou a ser discutido é a saída do Supermercado Atacadão do Porto. Na última semana, o governador Silval Barbosa, o presidente da Agecopa, Yenes Magalhães, o secretário de Indústria, Comércio, Minas e Energia, Pedro Nadaf, e o diretor geral do Atacadão, Roberto Müssnich, estiveram reunidos para negociar o novo local, sem definição ainda.

Além da saída da Acrimat e do supermercado, o Shopping Popular será reposicionado e ampliado. O projeto, baseado na nova legislação federal, de acordo com Brito, também possibilitará que o comerciante tenha sua atividade legalizada, como microempreendedor.

"O novo local trará mais conforto e segurança tanto para quem vende como para quem compra", afirmou.

Resgate histórico

A retirada da Acrimat e do Atacadão e o reposicionamento do Shopping Popular são vistos pela Agecopa como um grande resgate histórico do Porto, bairro que originou Cuiabá e hoje tem uma fama muito mais ligada à violência ou ao esquecimento do que à própria história do Estado.

Segundo Carlos Brito, além do "Complexo do Porto", que tem como principal braço para a Copa do Mundo o Fan Park, estrutura feita com telões, para que a população assista de forma segura aos jogos, atrações como um Planetário, um novo aquário, sala de cultura e centro de negócios estão previstas na remodelagem da região.

Ainda passarão por reforma os quiosques da Avenida Beira-Rio, a Arena Multicultural, o Ginásio Dom Aquino, o Mercado do Porto e o Museu e Aquário. Em fase de negociações estão a criação do Parque das Paineiras e parcerias para que áreas como o Aquário possam ser gerenciadas por forma de concessão pública.

O bairro do Porto também abrigará uma das estações de transbordo do BRT (noso sistema de transporte coletivo), a do Aeroporto-CPA. De acordo com o diretor de Infraestrutura, valores relativos à desapropriação, recolocação, reformas e construção ainda não serão divulgados.

Porém, já se sabe que para implementar esta linha do BRT na Capital, a Caixa Econômica Federal liberou um empréstimo no valor de R$ 307 milhões. Outros R$ 250 milhões do Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES) serão investidos no setor turístico.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://arenapolisnews.com.br/noticia/77934/visualizar/