Ex-secretário de Educação, Carlão tem contas reprovadas; PF investiga
O ex-secretário de Educação de Cuiabá Carlos Carlão Nascimento (PSDB) teve as contas de campanha rejeitada pelo TRE e vai ser investigado pela Polícia Federal. O tucano disputou, sem êxito, a vaga de deputado estadual nas eleições deste ano. O balancete dele foi rejeitado pela Justiça Eleitoral após serem detectadas diversas irregularidades e todos os recibos eleitorais e documentos encartados na prestação de contas foram encaminhados a PF para que se verifique se as assinaturas são autênticas.
Após realização da análise dos documentois, verificou-se que as assinaturas de 28 recibos são duvidosas. Diante dos problemas, o TRE requisitou comprovatentes de autenticidade das assinaturas de pelo menos cinco doadores. Ocorre, que após o pedido ser atendido, os técnicos, mesmo a olho nu, verificaram a existência de indícios de que as assinaturas existentes nas declarações não são as mesmas dos recibos eleitorais.
O juiz federal Jefferson Schneider, que acompanhou o parecer técnico da Coordenadoria de Controle Interno e Auditoria do TRE, assim como o parecer ministerial, ressaltou que as irregularidades encontradas na análise da prestação de contas do candidato tornam não confiáveis as informações prestadas à Justiça Eleitoral.
Conforme o relatório, Carlão apresentou a terceira prestação de contas retificadora, fez novos esclarecimentos, juntou mais documentos e, mesmo assim, algumas falhas foram mantidas. Entre as irreguilaridades está a ausência de comprovação de que o bem doado integra o patrimônio do doador; recibos eleitorais cuja autenticidade das assinaturas dos doadores não foi confirmada; existência de despesa cuja quitação não foi devidamente comprovada; emissão de cheques cujas despesas não foram declaradas; existência de diversos doadores com situação cadastral irregular perante a Receita Federal. Carlão teve 11.546 votos neste ano.
Comentários