CNJ e Governo avaliam resultados do mutirão carcerário
Hoje, o coordenador do Mutirão Carcerário do Conselho Nacional de Justiça, Luiz Lanfredi, o governador Silval Barbosa e secretário de Justiça e Segurança Pública, se reuniram hoje para avaliar o resultado da avaliação do Conselho Nacional de Justiça - CNJ em Mato Grosso.
Entre os assuntos debatidos estão o mutirão carcerário que engloba a revisão dos processos daqueles que estão recolhidos no Sistema Prisional de Mato Grosso e também as visitas e inspeções nas unidades prisionais. Foram discutidos ainda a implantação de projetos que englobem o envolvimento da sociedade na reinserção social do ex- sentenciado.
Lanfredi afirmou que as impressões do Sistema Prisional mato-grossense foram positivas.
O coordenador do Mutirão explicou que as questões identificadas em relação ao Sistema Prisional serão apontadas no relatório final do CNJ.
Lanfredi comentou sobre os trabalhos de ressocialização desenvolvidos nas unidades prisionais do Estado. “O trabalho é a qualificação do reeducando. É o caminho que pedimos efetivamente para que o Governador dê continuidade no seu novo governo”, disse.
Sobre o projeto ‘Começar de Novo’, que visa sensibilizar a população para a necessidade de recolocação, no mercado de trabalho e na sociedade, dos presos libertados após o cumprimento de pena, Lanfredi disse que “é dever de todos não só do Poder Judiciário e do Poder Executivo, mas principalmente da sociedade em receber essas pessoas e criar oportunidades para que elas possam se inserir no meio de todos”.
O governador Silval Barbosa disse que vai colocar em prática o Plano de Modernização do Sistema Prisional e criar unidades prisionais produtivas no Estado.
Comentários