Arenápolis News - arenapolisnews.com.br
Educação
Terça - 21 de Dezembro de 2010 às 07:29
Por: Carolina Holland

    Imprimir


O número de matrículas nos anos iniciais e finais do ensino fundamental em escolas estaduais e municipais de Mato Grosso apresentou queda de cerca de 5% no Censo Escolar de 2010, divulgado ontem pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC). No geral, o Estado tem atualmente 763.527 alunos matriculados, o que representa queda de menos de 1% em relação ao ano passado, com 770.920 matrículas. O Censo Escolar 2010 revela a quantidade de alunos matriculados na educação infantil, no ensino fundamental, no ensino médio e na Educação para Jovens e Adultos (EJA).

As matrículas nos primeiros anos do ensino fundamental em Mato Grosso caíram de 236.929, em 2009, para 224.750, este ano. Nos anos finais da mesma modalidade a queda foi de 210.026, no ano passado, para 199.887, em 2010. Para a Secretaria Estadual de Educação, a diminuição no número de matrículas no Ensino Fundamental nas escolas estaduais pode ser explicada por dois fatores: o sistema de matrícula e uma nova política educacional nos municípios.

“Nós criamos um cadastro dos alunos para a rede estadual. Antes, o nome da criança aparecia no Censo em todas as escolas em que os pais tentavam fazer a matrícula. Agora, com o cadastro, aparece apenas uma vez”, explicou a secretária estadual de Educação, Rosa Neide Sandes de Almeida. A responsável pela Pasta acrescentou que o fato de “os municípios terem assumido mais a responsabilidade pelo ensino fundamental” também foi fundamental para a redução do número de matrículas na modalidade em escolas estaduais.

Em todo o Estado, houve aumento no número de matrículas na educação infantil (creche e pré-escola), no ensino médio e na EJA.

Em Cuiabá, o número total de matrículas também apresentou queda. Em 2009, 113.762 alunos estavam registrados nas escolas, enquanto que, neste ano, foram 11.413, o que representa diminuição de 2%. Houve redução no período integral das creches e da pré-escola, ambos da educação infantil, e nos anos iniciais do período parcial do ensino fundamental e no parcial do ensino médio. Nas outras séries, o Inep registrou aumento no número de matrículas. O secretário municipal de Educação, Permínio Pinto Filho, não atendeu as ligações da reportagem para falar sobre o assunto.

De acordo com o Censo Escolar 2010, o Brasil tem 42,9 milhões de alunos matriculados. Os dados revelam que o sistema escolar tem quase o dobro de alunos nos anos iniciais do ensino fundamental em comparação com as matrículas no ensino médio.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://arenapolisnews.com.br/noticia/77193/visualizar/