UFMT promove colação de grau no Araguaia
A reitora da Universidade Federal de Mato Grosso, Maria Lúcia Cavalli Neder destacou que a UFMT já formou mais de 40 mil alunos durante quatro décadas de existência da instituição federal no estado. Esse foi um dos tópicos do discurso da reitora durante a colação de grau em Barra do Garças, sexta (17), das turmas do campus do Vale do Araguaia. A solenidade marcou a formatura da primeira turma de Engenharia de Alimentos da instituição em MT cujo curso começou no campus Araguaia.
A primeira turma de 40 alunos terminou com 6 formandos sendo que 4 com ingresso em mestrado. O curso de Engenharia de Alimentos destinado a formação de profissionais capazes de manusear e aprimorar composição de alimentos industrializados promete ser uma novidade no mercado de alimentos.
Dos seis acadêmicos que terminaram o curso de Engenharia de Alimentos, quatro passaram e vão cursar mestrado em 2011. Três deles em mestrado de Engenharia de Alimentos e Ciência Tecnologia na Faculdade Rio Grande, em Porto Alegre-RS. Um deles é o barra-garcense Whalace Rafael Couto Machado, 23 anos.
Destaque também para dois alunos do curso de Farmácia que foram aprovados para mestrado de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo(USP), em Ribeirão Preto-SP. Eduardo Afonso da Silva Júnior, 21 anos, que passou em primeiro lugar e Camila Raquel Paludo, que passou em segundo lugar no mesmo mestrado que Eduardo. Ela é de Sorriso, no norte de MT. Eduardo e Camila comemoram porque enfrentaram uma concorrência muito grande de candidatos do Brasil e de outros países.
Aliás, o número de formandos da UFMT do Araguaia aprovados foi um destaque no discurso de formatura do pró-reitor José Marques Pessoa que enalteceu isso como um mérito da universidade pública e de qualidade que o país oferece. “Estamos a 30 anos investindo na educação no Vale do Araguaia e vamos expandir cada vez mais” frisou se referindo ao fato de que a UFMT abriu um campus em Barra do Garças para se somar ao Pontal do Araguaia com 14 cursos e 3 mil alunos.
Entre as autoridades que prestigiaram a cerimônia o vice-prefeito de Barra do Garças, Irineu Pirani e o deputado estadual Adalto de Freitas. O parlamentar lembrou com orgulho de sua contribuição na Assembléia Legislativa em aprovar o projeto para o estado pagar R$ 1 milhão na área de uma fábrica fechada há 20 anos no município que agora se tornou um campus da UFMT no Araguaia. “Barra virou não só pólo, mas também referência educacional no leste de MT” frisou Adalto.
Comentários