Arenápolis News - arenapolisnews.com.br
Cidades
Quarta - 22 de Dezembro de 2010 às 16:51

    Imprimir


A primeira-dama de Cuiabá, Norma Sueli Galindo fez uma visita à Usina de Compostagem de Lixo da Capital para verificar a estrutura que está passando por uma ampla reformulação, realizada por meio de parcerias com empresas da iniciativa privada. A Prefeitura de Cuiabá buscou parceiros para realizar o projeto de reestruturação e a Construtora Ginco está disponibilizando recursos no valor de R$ 150 mil e a Tornearia Ribeiro fornecerá a mão-de-obra e a tecnologia necessária para a reforma das esteiras e das groas.

A usina, onde é realizado o trabalho de seleção e coleta do lixo reciclável, recebe diariamente 200 toneladas de lixo, que também é encaminhado para o local onde funciona para o Aterro Sanitário. Contudo, somente 40 % do lixo produzido diariamente passa pelo processo de seleção, devido à necessidade de reparos nos equipamentos da usina, que com a reforma deve começar a funcionar com sua capacidade total.

No local estão instaladas cinco esteiras e duas groas (garfos) coletadoras. Mas somente duas esteiras estão funcionando e as groas necessitam de reparos. Com a reforma e reestruturação do local e dos equipamentos, será possível chegar a 200 toneladas por dias de lixo que passam pelo processo seletivo e consequente reciclagem. Já o restante do material que não é utilizado, além do lixo orgânico, são levados para o aterro sanitário.

O projeto de reestruturação da Usina partiu da primeira-dama, Norma Sueli Galindo, após uma visita ao local no início deste ano. Ela ficou triste e sensibilizada com a situação das famílias que trabalham no local. Com a reestruturação da usina, os cooperados terão mais condições de trabalho e irão aumentar sua renda. “Estamos trabalhando quietinhos, buscando parceiros. Logo vamos ter a Usina funcionando com toda sua capacidade”, disse a primeira-dama.

Além dos ganhos ambientais, a reestrutura da usina irá beneficiar as 140 famílias que trabalham no local em forma de Cooperativa (Copmar).
 




Fonte: A Gazeta

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://arenapolisnews.com.br/noticia/77002/visualizar/