Governador Silval Barbosa só conclui equipe do primeiro escalão, na próxima semana, após volta de viagem
Com Lessa, 17 secretários confirmados
A equalização do novo staff de Mato Grosso só ocorrerá na próxima semana. O governador Silval Barbosa (PMDB) viajou ontem para um período de descanso com a família. O retorno está previsto para a próxima semana. Ele lidera diretamente os entendimentos da composição da equipe com os partidos aliados. Situações conflituosas entre correntes divergentes nas próprias siglas estariam causando o emperramento da definição. Assim, o chefe do Executivo estadual resolveu deixar para os últimos minutos da atual administração o anúncio do mapa estrutural de Mato Grosso.
Ontem foi confirmado o desembargador aposentado Paulo Lessa para o comando da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh). A pasta surge com o desmembramento da atual Secretaria de Justiça e Segurança Pública. Com Lessa oficializado, sobre para 17 o total de secretários assegurados para o novo quadro.
Silval avalia ainda os nomes para ocupar as Secretarias de Ciência e Tecnologia (Secitec), de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar (Sedraf) e Extraordinária de Governo. No entanto, existe tendência de a Secitec contar com o retorno ao comando do vice-governador eleito, Chico Daltro (PP). O governador aguarda ainda a decisão do deputado estadual José Domingos (DEM) para assumir a Sedraf. Convidado pelo chefe do Executivo estadual para ocupar o posto, Domingos ainda teria dúvidas sobre o trabalho que poderá desenvolver no setor.
O deputado, que viajou aos Estados Unidos da América (EUA) a passeio, deve retornar nos próximos dias para discutir o assunto com a direção da legenda. A possível participação de indicação do Democratas no primeiro escalão assegura a Silval o bom relacionamento com o partido, estreitando os laços com a oposição. A direção do DEM não se opõe a participação do parlamentar no staff.
Mesmo sob o foco das siglas aliadas, o governador espera encontrar nesse período ambiente favorável para garantir a formação de uma equipe que contemple o perfil exigido pelo Executivo e que de quebra, possa agradar os partidos aliados. Silval tem reiterado para os líderes partidários a importância de os gestores atenderem de forma ímpar as regras de gestão pública pautada na transparência das ações. Apostando as fichas na melhoria da imagem do Estado junto ao governo federal e à população, ele lançará discurso que prima pela transformação social em parceria com a industrialização de Mato Grosso.
Ao definir o nome de Lessa, o governador espera resultados imediatos na pasta que tem a competência para gerir a política estadual de preservação da Justiça, que trata da garantia, proteção e promoção dos direitos e liberdades do cidadão, além de outras atribuições.
Comentários