Pedro Henry já trabalha a transição na Saúde
Afoito para implementar mudanças na Secretaria de Saúde, o deputado federal Pedro Henry (PP) instalou na pasta comissão de transição dos trabalhos. Ele assumirá o setor a partir de janeiro de 2011. Entretanto, deflagrou desde já ações na pasta como reuniões com o intuito de criar ambiente favorável para as inovações que promete assegurar na área. Henry garante que irá socializar os serviços da saúde, alertando desde já para o ajuste de caixa que pretende implementar no setor.
O encontro contou com participação do atual secretário, Augusto Amaral. Também fizeram parte da reunião a equipe de trabalho da secretaria, como secretários-adjuntos, superintendentes, coordenadores, gerentes e diretores das Unidades da saúde. Amaral deixa a pasta no dia 31 deste mês, mas a pedido do governador Silval Barbosa (PMDB) abriu caminho para adiantar os trabalhos do próximo secretário.
Na reunião, o deputado recebeu informações sobre ações da pasta em relação às metas estabelecidas pelo chefe do Executivo estadual. Na lista de prioridades está o fortalecimento da rede SUS (Sistema Único de Saúde), a municipalização, a descentralização e a priorização do atendimento a população. Recentemente Pedro Henry disse que um dos desafios do setor é ampliar a saúde básica.
No entanto, a posse dele na pasta deverá gerar controvérsias em alguns setores. De antemão ele avisa que irá rever os custos para a pasta do atendimento de alto custo. Ele questiona, por exemplo, o fato de Mato Grosso se responsabilizar pelo pagamento dos custos de pacientes que são deslocados para outras unidades federativas. Henry também promete fazer enfrentamento contra a judicialização das ações referentes à secretaria. (SF)
Comentários