Arenápolis News - arenapolisnews.com.br
Internacional
Quinta - 23 de Dezembro de 2010 às 22:07

    Imprimir


O arcebispado de Havana comunicou nesta quinta-feira que o governo de Cuba logo soltará dois prisioneiros, que não estão na lista dos 52 dissidentes cubanos que a Igreja havia intercedido pela libertação.

O porta-voz Orlando Marquez disse que Miguel Angel Vidal Guadarrama e Hector Larroque Rego serão libertados "em breve" e serão enviados à Espanha.

Presos desde uma repressão coletiva em 2003, todos os 52 dissidentes deveriam ser soltos em novembro, mas 11 ainda estão na cadeia.

Não foi divulgado por qual razão eles foram levados para Espanha em troca da liberdade, mas todos dos 41 que saíram da prisão estão vivendo nesse país.

Os que continuam encarreirados disseram que pretendem ficar em Cuba.

DEMORA

Em julho, a Igreja disse que a libertação de todos eles levaria "de três a quatro meses".

Em novembro --quando se completaram quatro meses do anúncio das libertações-- o grupo das "Damas de Branco", formadas por esposas e mães dos prisioneiros, disseram que o governo havia descumprido o prazo e enganado a comunidade internacional.

As ativistas prometeram inicialmente intensificar seus protestos.

Todos os 52 presos faziam parte do grupo de 75 dissidentes preso em 2003 e condenado a sentenças de entre seis e 28 anos de detenção 






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://arenapolisnews.com.br/noticia/76849/visualizar/