Maurélio confirma permanência na Saúde e se reúne com Henry
Ao confirmar sua permanência à frende da secretaria de Saúde de Cuiabá (SMS), após reunião com o prefeito Chico Galindo (PTB) nesta quinta (23), Maurélio Ribeiro (DEM) recebeu o futuro secretário de estadual de Saúde, o deputado federal diplomado Pedro Henry (PP), para sinalizar uma parceria entre Estado e Capital, a partir do próximo ano.
Maurélio assumiu a pasta em 14 de dezembro de 2009, durante a gestão do ex-prefeito Wilson Santos (PSDB), logo após uma das maiores crises do setor, marcada pela greve dos médicos do Hospital e Pronto Socorro de Cuiabá (HPSMC). O episódio marcou um jogo de “empurra” entre as esferas estadual e municipal.
De um lado, Wilson acusava o Estado de promover uma política que ele chamava de “ambulâncioterapia”, levando os pacientes de diversos municípios para o HPSMC, o que, segundo o ex-prefeito, era a principal causa de superlotação da unidade. Já a SES defendia que mantinha convênio, garantindo repasses ao município para ajudar no custeio do atendimento.
“Sinalizamos a boa vontade para realizarmos parcerias no próximo ano. Essa aproximação entre Estado e Capital é fundamental para garantir atenção especial à saúde de Cuiabá, que presta atendimento a toda população de Mato Grosso”, explicou o secretário municipal.
Antes mesmo de ter o nome confirmado no staff do governador Silval Barbosa (PMDB), Henry procurou Galindo para propor uma integração de sua futura pasta com as prefeituras de Cuiabá e Várzea Grande. "Não adianta o Estado tomar uma atitude e as prefeituras outra. Temos que desenvolver projetos convergentes", pontuou.
Na mesma ocasião, ele pediu que o petebista definisse o quanto antes a gestão da secretaria municipal. Com a presença de Maurélio confirmada, o futuro secretário reiterou a intenção de desenvolver ações conjuntas, lembrando que a Capital representa o corredor da saúde matogrossense.
Comentários