Eliene continua na disputa interna com Daltro
A articulação do Partido Progressista (PP) por cargos nas secretarias do Estado no governo de Silval Barbosa (PMDB) não tem sido harmoniosa dentro da legenda. O deputado federal Eliene Lima e o vice-governador eleito Chico Daltro são cotados, e brigam, para ocupar a Secretaria de Ciência e Tecnologia.
Eliene Lima conta que há cerca de 15 dias o governador fez o convite, pessoalmente, para que ele assumisse a pasta. O deputado pediu um prazo de três dias para dar a resposta, tempo necessário para ele conversar com os outros líderes do partido.
O deputado conta que numa reunião com os cinco deputados estaduais eleitos e os dois federais (ele e Pedro Henry) todos gostaram da ideia. A única objeção foi de Chico Daltro, que quer continuar no cargo, acumulando com o posto de vice-governador.
Para os progressistas, segundo Eliene, há um certo consenso de que seria melhor que ele assumisse a função de secretário para abrir mais espaço para os correligionários. “Sem desmerecer o trabalho realizado por Daltro à frente da secretaria, mas ele já tem um cargo de grande representatividade e pode ajudar com isso. Não falo por mim, mas por qualquer outra pessoa do partido que possa assumir essa pasta destinada ao PP”.
Com Eliene na Secretaria, o segundo suplente de deputado federal do PP, Nery Geller, assumiria na Câmara Federal. O primeiro suplente, Roberto Donner, já vai assumir na vaga de Pedro Henry. “É importante abrirmos mais espaços para o partido dar chance a quem ajudou na eleição”, disse Eliene.
O deputado estadual eleito José Riva, um dos principais companheiros políticos de Eliene, a princípio não gostou da ideia. “Para ele, eu estaria me rebaixando ao aceitar o cargo, se comparado com Pedro Henry, que vai assumir uma secretaria muito maior e importante”, contou Eliene. Entretanto ele mostrou as vantagens do cargo.
De férias, o parlamentar volta a Cuiabá amanhã. “Não sei se alguma coisa já foi decidida, vai que Chico Daltro conseguiu convencer o governador sobre a permanência dele. Mas estou à disposição do partido”, afirmou.
Os progressistas conseguiram articular três pastas no novo governo de Silval. Além da Ciência e Tecnologia, o deputado federal reeleito Pedro Henry vai comandar a Secretaria de Saúde e ainda há uma vaga para os progressistas na Secretaria de Esporte e Lazer. Essa, ainda resta a ser decidida sobre seu comando. Os suplentes de deputados estaduais Luizinho Magalhães e o vereador Deucimar Silva são os nomes cogitados.
Comentários