Agente prisional abre cela e 12 presos fogem da cadeia
Doze detentos fugiram da cadeia pública de Peixoto de Azevedo (710 km de Cuiabá), ontem, por volta das 17h, quando conseguiram render o agente prisional que estava de plantão. “Um foi recapturado ainda ontem e onze estão foragidos, sendo alguns que estavam presos por homicídio e outros por tráfico e assaltos”, disse, ao Olhar Direto, o cabo Adir, da Polícia Militar do município.
Conforme o policial, os detentos da cela três teriam chamado o agente para retirar um aparelho de som da cela e, quando a cela foi aberta, um preso conhecido como “Velho” rendeu o agente. “Depois ele pegou um ferrolho e foi abrindo as outras celas”, comentou o cabo Adir.
De acordo com o PM, o procedimento correto, antes de abrir a cela, seria o agente solicitar apoio de uma viatura com soldados da PM. “Se a PM estivesse no local eles não tentariam fuga. E naquele horário uma viatura esta nas proximidades, era só chamar”, falou.
Os sitiantes da redondeza foram avisados por meio das emissoras de rádios locais, para que acionem a PM caso alguma estranho seja avistado dentro da propriedade. As polícias dos municípios vizinhos receberam informações da fuga e a lista com o nome dos fugitivos.
Ainda em 2009, iniciaram-se os debates para construir um presídio de aproximadamente R$ 6 milhões, fora do perímetro urbano de Peixoto de Azevedo. Porém, até agora não foi feita a construção, apesar de um convênio com o governo federal garantir a verba para a obra.
A comunidade peixotense reclama constantemente da fragilidade da cadeia pública do município, devido às seguidas fugas.
Comentários