Galindo diz que problema do lixo será resolvido com nova licitação
O prefeito Chico Galindo (PTB) garante solucionar o problema da coleta de lixo na Capital com o término do processo licitatório que contratará uma nova empresa para a prestação do serviço nos mais de 250 bairros existentes. "Já está muito melhor. No fim de ano a quantidade de lixo quase dobra e Cuiabá está limpa", pondera o prefeito.
De acordo com Galindo, até fevereiro do próximo ano a licitação deve estar concluída. Ele argumenta que o acúmulo de lixo em alguns pontos ainda ocorre devido a pequena capacidade de armazenamento dos caminhões, responsáveis pela coleta, e ao lixo jogado nos terrenos baldios.
A licitação para contratação da nova empresa foi aberta no dia 15 de dezembro. Serão contratados 30 caminhões, dos quais dois são específicos à coleta do lixo reciclável. Cada veículo será equipado com rádio de comunicação, GPS e chip de localização via satélite. Segundo o prefeito, o equipamento vai possibilitar um controle maior sobre o trajeto por onde os caminhões estão passando. "De dentro de uma sala vamos ter como saber se alguma rua ficou sem coleta", explica.
O problema da coleta do lixo na Capital vem se arrastando desde junho, quando a Qualix, empresa responsável pelo serviço, passou a desrespeitar o contrato firmado com a prefeitura e alguns bairros deixaram de ter o lixo recolhido. Diante do caos, Galindo rescindiu o contrato e o serviço passou a ser feito pela empresa carioca Delta, que também não tem agradado a população.
Comentários