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Quarta - 29 de Dezembro de 2010 às 14:25

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Uma campanha educativa foi realizada no comércio central de Várzea Grande, pelo Procon Municipal, nos dias 14, 15 e 17 de dezembro. A ação tem o intuito de efetivar a padronização dos preços à vista e a prazo e a taxa de juros que é cobrada do consumidor no caso de parcelamento da dívida.

Segundo o coordenador Louis Naaman Khouri Filho, as lojas devem disponibilizar ao consumidor o valor do item à vista no mesmo formato em que o preço é ofertado na modalidade de parcelamento. O mesmo se aplica aos juros que devem estar bem visíveis aos compradores. A regra é padronizar a tabela de preços para evitar gastos desnecessários com os juros abusivos, que muitas vezes compromete toda a renda dos consumidores.

Na ação foram notificados 300 estabelecimentos durante os três dias, contabilizando 70% de empresas com maior índice de reclamação no órgão. “As empresas que mais sofrem denúncias no município são as de eletrodomésticos, perfumarias, brinquedos e presentes”, destaca o coordenador. Ele lembra que esta abordagem é educativa, entretanto, o não cumprimento das regras gerará multas aos estabelecimentos.

A equipe de fiscalização verificou falhas nos preços expostos, falta de habilidade no atendimento, informações imprecisas dos produtos e identificação incorreta dos valores. Outro problema foi a ausência do Código de Defesa do Consumidor que por lei deve estar disponível em local visível e de fácil acesso ao consumidor.

O Procon Municipal de Várzea Grande está localizado na avenida Castelo Branco, s/n, Centro. Outras informações pelo telefone (65) 3688-3681.
 





Fonte: TVCA

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