Arenápolis News - arenapolisnews.com.br
Política
Domingo - 02 de Janeiro de 2011 às 07:00
Por: Marcy Monteiro Neto

    Imprimir


O governador Silval Barbosa (PMDB) e o vice Chico Daltro (PP) tomaram posse, nesta manhã nublada de sábado, para governar Mato Grosso pelos próximos quatro anos. Duas solenidades marcaram o início do novo governo. A primeira delas, onde Silval e Daltro assinaram o Termo de Posse, aconteceu na Assembleia Legislativa de Mato Grosso. Em seguida, os dois se deslocaram até o Centro de Eventos do Pantanal, onde ocorreu a posse pública. Lá, Silval recebeu a faixa de governador e também deu posse ao novo secretariado.

Silval Barbosa e a esposa Roseli Barbosa foram recebidos por autoridades no Centro de Eventos. O novo governador assistiu a um rápido desfile da tropa das Forças Militares Estaduais. Em seguida, concedeu uma entrevista à imprensa, onde defendeu a industrialização como forma de gerar mais emprego e renda e investimentos no turismo. O governador também afirmou acreditar que as indicações políticas dos novos secretários não irão comprometer a governabilidade. E garantiu que o Estado vai continuar crescendo, mas com sustentabilidade.

Após a entrevista, Silval se dirigiu ao pavilhão do Centro de Eventos onde foi realizado um breve culto ecumênico. Em seguida, Silval recebeu a faixa de governador das mãos do presidente da Assembleia, Mauro Savi. Após a cerimônia, Silval embarcou para Brasília para acompanhar a posse da presidente Dilma Rousseff.

Otimismo e confiança

Silval Barbosa disse que é muito otimista com relação ao futuro de Mato Grosso. Segundo ele, as perspectivas de médio e longo prazo são de muitas oportunidades no Estado e que pretende estimular o investimento na industrialização. "Teremos o Estado mais rico da federação. Esse é o nosso foco", ressaltou, garantindo que vai cobrar da presidente Dilma investimentos em logística na região.

Zoneamento

O projeto do Zoneamento Socioeconômico Ecológico de Mato Grosso não foi sancionado nem vetado, como estava previsto para acontecer. Silval fez questão de observar que o projeto foi retirado da pauta a pedido da Assembleia porque teriam sido constatados "equívocos". Segundo o governador, o projeto passará por uma nova análise no Legislativo. "Havia equívocos e correções a fazer. Foi devolvido [para a Assembleia] para um novo prazo. Temos que aprovar um ordenamento que contemple o Estado e seja aceito pelo Conama, que atenda aos setores sociais, produtivos e econômicos".

Silval defendeu o aumento da produção pecuária e de grãos, mas conciliando com a preservação ambiental. "O maior desafio é manter Mato Grosso com índices de crescimento. Há como expandir a produção, triplicar, sem tocar em um pé de árvore, sem desmatar. É só continuar agregando e investindo com tecnologia de ponta. O Estado tem como crescer com sustentabilidade".

Secretariado

Silval Barbosa foi questionado se a escolha de secretários por indicação política poderia atrapalhar os trabalhos no governo do Estado. O novo governador discordou. "Independentemente de qualquer pasta, não é porque é deputado [o indicado] que não tem que cumprir com suas obrigações ou se acomodar. Vou cobrar o cumprimento de metas", asseverou Silval. Ele afirmou que na segunda-feira já terá a primeira reunião com todo o secretariado do novo governo. "Todos são experientes em suas áreas e deverão cumprir com suas obrigações no governo"
 





Fonte: TVCA

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://arenapolisnews.com.br/noticia/76216/visualizar/