Arenápolis News - arenapolisnews.com.br
Economia
Segunda - 03 de Janeiro de 2011 às 14:27

    Imprimir


O novo ministro do Desenvolvimento, Fernando Pimentel, defendeu que o setor privado ajude o BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) no financiamento de longo prazo no país.
No discurso de posse, Pimentel destacou o papel do BNDES no desenvolvimento. Mais tarde, em entrevista coletiva, ele disse que o banco tem sido um instrumento decisivo como o principal instrumento de alavancagem dos investimentos.

O último pacote econonômico do governo Lula foi de estímulo ao financiamento de longo prazo pelo setor privado. As medidas foram anunciadas em 15 de dezembro do ano passado.

O novo ministro do Desenvolvimento também afirmou que o governo vai criar o BNDES-Exim ainda no primeiro semestre desse ano.

O eximbank, como será o BNDES-Exim, é um banco voltado para o financiamento de exportações e a produção voltada para o comércio exterior.

Segundo Pimentel, foi abandonada a ideia de criar uma grande estatal de seguro. Sem essa estatal, o governo está livre para criar um fundo garantidor do eximbank com regras mais simples. O novo ministro disse que o fundo garantidor terá recursos próprios e deve ser operado também pelo BNDES.

A ideia [de criar o BNDES-Exim] não está abandonada. Ficou parada no período eleitoral. Mas no primeiro semestre desse ano vai estar operando a pleno vapor, disse Pimentel.
 






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://arenapolisnews.com.br/noticia/76110/visualizar/