Governo padece com descompasso no fluxo de caixa
Sucessivos descompassos no fluxo de caixa, nos últimos 15 meses, acabaram por comprometer o superávit das contas do estado no exercício financeiro de 2010, segundo apurou a reportagem do Olhar Direto junto às fontes do setor fazendário.
Este descompasso, de acordo com as mesmas fontes, se deram por vários fatores, dentre os quais pode-se destacar gastos excessivos, repasses federais aquém do esperado, arrecadação também abaixo da estimativa etc.
“Por muito pouco o estado não amargou um déficit em 2010. Embora os descompassos sejam normais, passamos apertos que poderiam ter sido evitados, especialmente no final de 2009 e agora nos últimos três meses de 2010”, revelou uma das fontes ouvida pelo Olhar Direto.
A questão deficitária foi assunto debatido durante a campanha. O ex-prefeito de Cuiabá Wilson Santos (PSDB) divulgou que o Estado poderia ter um desiquilibrio fiscal, já que em 2010, pois no auge das discussões políticas foi apontado, e havia de fato, um déficit fiscal de R$ 491,75 milhões e um previdenciário de R$ 228,41 milhões.
O secretário de Estado de Fazenda, Edmilson dos Santos, garantiu que apesar do sufoco o governo conseguiu fechar os pagamentos de 2010, deixando as contas no azul. Porém, ele alertou que apesar dos balanços fiscais ainda não terem sido fechados a arrecadação não deverá surpreender.
Comentários