Brasil deve indicar ex-ministro para cargo no Mercosul
O Brasil deverá indicar o ex-ministro da SAE (Secretaria de Assuntos Estratégicos) Samuel Pinheiro Guimarães para ocupar um cargo no Mercosul. Ele foi substituído na SAE pelo peemedebista Moreira Franco.
Se a indicação do Brasil for aceita pelos outros países do Mercosul, o embaixador Pinheiro Guimarães será o alto representante-geral do bloco. Essa vaga foi criada em 17 de dezembro na última reunião de cúpula, em Foz do Iguaçu. É um cargo com papel institucional, com objetivo de fortalecer o bloco.
O ex-ministro da SAE foi também secretário-geral do Itamaraty.
MUDANÇAS NO ITAMARATY
Depois da posse do ministro de Relações Exteriores, Antonio Patriota, e do anúncio formal do embaixador Ruy Nogueira como novo secretário-geral do ministério, começam as movimentações para mudanças no segundo escalão do Itamaraty.
A primeira troca definida, ainda não anunciada oficialmente, é na subsecretaria de Energia e Alta Tecnologia. Sairá do cargo o embaixador André Amado para assumir o embaixador Luis Alberto Figueiredo.
Figueiredo atualmente é chefe do departamento de Meio Ambiente e Temas Especiais do Itamaraty. Ele foi o negociador-chefe do Brasil na conferência do clima, em Copenhague, em 2009, onde se aproximou da presidente Dilma Rousseff.
Comentários