Arenápolis News - arenapolisnews.com.br
Política
Segunda - 03 de Janeiro de 2011 às 21:53
Por: Marcos Coutinho/Alline Marques

    Imprimir


Em primeiro ato após assumir o segundo mandato de governador, Silval Barbosa determinou que os secretários contenham os gastos e mantenham as contas em dia.
Além disso, o chefe do Executivo exigiu o cumprimento a risca da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), transparência total da gestão e ainda o combate à corrupção. Os assuntos foram discutidos durante a primeira reunião de secretariado realiza na manhã desta segunda-feira (3).
 
Silval quer evitar maiores desgaste com denúncias de desvio de recursos e por isso a determinação aos novos secretários é de que fiscalizem as ações do governo e destacou que a sociedade está mais vigilante do que nunca. Segundo informações de membros do primeiro escalão do governo, o staff deverá ser acessível à imprensa.

O orçamento foi iniciado contingenciado, tendo como prioridade a folha salarial e os custeios fixos, que são mantidos pelo governo, com abertura do orçamento para áreas como Saúde e Educação e nos próximos 90 dias abrir o orçamento assim que forem ampliadas as ações.

O secretário-chefe da Casa Civil, Eder Moraes, explicou que uma das principais recomendações é de que todas as Secretarias se atenham ao seu orçamento e não comprometam acima daquilo que está orçado para cada Pasta. “Se alguém tiver um gasto maior, tem que indicar de onde virá o recurso para isso”.

Quanto as novas Secretarias, como a de Justiça e Direito Humanos e a de Segurança Pública, o orçamento está sendo desmembrado, “mas sem nenhum trauma, e está sendo bastante conversado com suas equipes”. “Quanto a Secretaria Extraordinária de Acompanhamento da Logística Intermodal de Transportes, ocupada por Francisco Vuolo, nesse momento que ainda não tem orçamento, ele será um secretário muito mais proativo, na busca de contatos em Brasília, de recursos e da integração das políticas de logísticas de Mato Grosso”.

A reunião serviu para dar encaminhamento às diretrizes, prioridades, sendo definidas as estratégias e a forma de atuar dentro do Plano de Governo, bem como as tomadas de providências necessárias em setores nevrálgicos como Saúde e Segurança Pública.

O governador pediu a todos os secretários que se atentem ao cumprimento das metas de governo. “As nossas metas são de conhecimento público – que é o nosso plano de Governo. Manter a integração entre as Secretarias, manter a agilidade e uma sintonia com os Poderes constituídos e uma boa relação com Assembleia Legislativa de Mato Grosso”.

Silval Barbosa disse que a reunião – para alguns – é uma rotina e ao mesmo tempo para mostrar para os que estão chegando “como é o governador, o Governo e como é que queremos essa interação com a sociedade”.

Durante a reunião o governador destacou a responsabilidade de se trabalhar integrado, e no que depende para o cumprimento dos prazos das obras para a realização da Copa do Mundo em Cuiabá. Ele destacou que todas as Secretarias têm seus programas específicos – e citou como exemplo, as novas Secretarias de Justiça e Direitos Humanos que tem o programa do presídio produtivo, de Cidades, que tem como programa as obras públicas – mas todas estão ligadas à Copa do Mundo.

Desde a Secretaria de Estado de Trabalho, Emprego, Cidadania e Assistência Social, que tem entre seus programas a questão da qualificação de pessoas, de preparar a mão-de-obra. “Todas tem ligação direta com a realização da Copa 2014, para a qual pedimos prioridade e toda atenção”, enfatizou.

O secretário-chefe da Casa Civil, Eder Moraes, ao fim da reunião, disse que, além de todas as questões, como obras de infraestrutura, logística, segurança e saúde, também foi debatido o auxílio às novas Secretarias que foram criadas, a questão de espaço físico; contratações sem aumento de efetivos, com transformações de cargos. “Uma reunião efetivamente de trabalho’’.
 






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://arenapolisnews.com.br/noticia/76062/visualizar/