Cuiabá terá 40 radares instalados em 3 meses
Quarenta radares serão instalados nas principais avenidas de Cuiabá até março deste ano. O edital da concorrência pública para locação e manutenção dos equipamentos será lançado ainda este mês, segundo o secretário Municipal de Trânsito e Transportes Urbanos, Edivá Alves. A expectativa é que todo o processo licitatório seja concluído nos próximos 2 meses, tempo suficiente para instalação dentro do prazo.
Conforme Alves, os motoristas andam com velocidade acima do permitido em mais de 400 pontos da Capital. Os locais foram elencados com a ajuda de um radar móvel. As informações foram associadas aos boletins de ocorrência da Polícia, que quantificam os pontos com maior índice de acidentes. A partir do trabalho, a Prefeitura definiu o posicionamento dos equipamentos, que estarão em maior número na avenida Historiador Rubens de Mendonça (CPA), das Torres, Fernando Corrêa da Costa e Arquimedes Pereira Lima (Moinho).
O secretário explica que o sistema de contratação será diferente do empregado há 10 anos, quando houve a retirada dos radares da cidade. Desta vez, o valor não será vinculado à quantidade de multas. As empresas vão receber um valor fixo pelo serviço.
Alves explica que o instalação passará por 3 estágios. No primeiro, acontecerá o trabalho educativo, no qual o condutor receberá apenas a notificação por 2 meses. Em seguida, as infrações vão gerar pontos na carteira pelo mesmo período.
Depois das 2 etapas, acontecem a pontuação e o pagamento de multas.
Uma reportagem, publicada em dezembro em A Gazeta, mostrou a falta de respeito aos limites de velocidade. Em algumas avenidas, os carros chegam a trafegar a 160 km por hora.
Comentários