Arenápolis News - arenapolisnews.com.br
Cidades
Quarta - 05 de Janeiro de 2011 às 13:52

    Imprimir


Na útlima segunda-feira (03.01) o Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro) divulgou a criação de um selo de qualidade para o segmento de material escolar. A iniciativa visa garantir a segurança, principalmente das crianças e adolescentes, evitando problemas com cadernos, canetas, tintas e outros materiais. Em Mato Grosso, enquanto aguarda a regulamentação do selo para 22 itens escolares, o Instituto de Metrologia e Qualidade (Imeq-MT), órgão delegado do Inmetro e vinculado a Secretaria de Estado de Indústria, Comércio, Minas e Energia (Sicme) orientará os fornecedores, já que eles terão 40 meses para se adequarem às novas medidas.

“É de praxe todo ano realizarmos a operação "Volta às Aulas", onde averiguamos a parte quantitativa do produto. A iniciativa passará a ser mais rigorosa, agora também quanto à qualidade destes itens, embora ainda não punitiva. Vamos acompanhar o mercado durante os 40 meses após a regulamentação e depois desse prazo os fornecedores que não se adequarem, serão penalizados”, declarou Renê Rodrigues, diretor de Operações do Imeq-MT.

Existem algumas marcas, especialmente de lápis de cor, que se certificaram voluntariamente já sendo comercializadas. “A vantagem mercadológica é dos que saem na frente. O prazo é de até 40 meses, mas não significa que os fabricantes vão esperar todo esse tempo para estarem em conformidade. O consumidor atento está exigente e a procura pelos produtos que possuem o Selo de certificação do Inmetro é uma realidade”, avaliou Renê.

SELO INMETRO

A iniciativa do Inmetro criar o selo para materiais escolares partiu de uma demanda do próprio setor. Quesitos como metais pesados (chumbo e cádmio) presentes em tintas e plásticos coloridos e ainda, de produtos que tornam o plástico mais maleável serão analisados em laboratórios. Os cuidados se devem ao fato de que essas substâncias podem provocar doenças graves.

Os testes vão englobar também o grau de toxidade das tintas e massinhas de modelar que podem causar irritação na pele e o grau de resistência de alguns objetos, como por exemplo, se suportam mordidas ou se quebram com facilidade.
 





Fonte: TVCA

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://arenapolisnews.com.br/noticia/75891/visualizar/