Caldart diz que problema maior foi devido a falha e não a falta de pagamento
Cepromat admite que não pagou renovação de domínio
O Centro de Processamento de Dados do Mato Grosso (Cepromat) admitiu que não pagou a renovação de um de seus domínios - o cepromat.com.br - junto ao Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (Nic.br). O pagamento venceu no dia 19 de dezembro passado e os sites do governo ficaram ontem fora do ar. As informações são do site da revista Info, da Editora Abril. Confira mais aqui e aqui.
A reportagem da revista ressalta que, com o congelamento do domínio, os sites do governo (mt.gov.br) que utilizavam soluções fornecidas pelo Cepromat (cepromat.com.br) foram afetados. A pane impossibilitou a realização de processos como a emissão de notas fiscais eletrônicas e registro de boletins de ocorrência online, por exemplo.
Em entrevista ao MidiaNews, o presidente da Cepromat, Fernando Caldart, afirmou que a indisponibilidade do serviço, para maior parte dos internautas, se deu por uma falha da empresa Oi Telecomunicações, referente ao domínio mt.gov.br. O erro foi identificado às 10h30 de ontem e só foi solucionado às 21 horas.
Caldart explicou que o domínio cepromat.com.br, criado em 1995, ultimamente estava sendo utilizado somente para redirecionar os acessos para o domínio mt.gov.br. "A falta de acesso maior se deu por conta de um problema de DNS na Oi, que já foi resolvido. Todos que acessarem os serviços do Estado via o domínio mt.gov.br terão sucesso", declarou.
A respeito da falta de pagamento, ele informou não saber o motivo ao qual foi suspenso o domínio, pois seria de praxe efetuar o pagamento em janeiro. "A gestão financeira foi fechada e os pagamentos do final de dezembro são feitos em janeiro. Estamos pedindo uma autorização especial à Secretaria de Fazenda para efetuar o pagamento dessa fatura, que se não me engano, é algo próximo de R$ 100,00", declarou.
O presidente da Cepromat informou que os sites do Estado, via domínio mt.gov.br, estão em funcionamento nesta quinta-feira. O domínio cepromat.com.br está indisponível desde o dia 03 desde mês
Comentários