Arenápolis News - arenapolisnews.com.br
Política
Quinta - 06 de Janeiro de 2011 às 10:16
Por: ISA SOUSa

    Imprimir


Divulgação
Ex-defensor público geral negou qualquer tipo de compensação por assumir Secretaria Extraodinária
Ex-defensor público geral negou qualquer tipo de compensação por assumir Secretaria Extraodinária

O defensor público licenciado e secretário extraordinário de Governo, Djalma Sabo Mendes Júnior, negou que sua nomeação ao cargo seria uma "compensação", já que não foi escolhido pelo governador Silval Barbosa (PMDB), para permanecer à frente da Defensoria Geral do Estado.

De acordo com ele, a nomeação para nova secretaria, também chamada de Secretaria Extraordinária de Apoio Institucional às Ações da Agecopa e PAC, teria sido um convite do próprio Silval, que acabou escolhendo André Prieto para ocupar seu lugar no comando da Defensora.

"Não existe compensação. Eu fui defensor público geral durante dois anos e me senti muito honrado com esse convite do Silval e, claro, vou emprestar todo meu conhecimento, toda minha capacidade técnica para fazer com que o Estado desenvolva bem suas ações", afirmou.

O principal desafio que o secretário terá, a partir deste ano, serão as desapropriações, necessárias em avenidas de Cuiabá e Várzea Grande para obras de mobilidade urbana, focadas na Copa do Mundo de 2014.

Entre os locais previstos para serem desapropriados destacam-se as Avenidas Tenente-Coronel Duarte (Prainha), Fernando Correa da Costa, Historiador Rubens de Mendonça (CPA) e Miguel Sutil, todas em Cuiabá, e a Avenida da FEB, em Várzea Grande. Nestes locais circularão os BRTs (ônibus rápido) ou, no caso da Miguel Sutil, trechos serão desapropriados para a inclusão de trincheiras e viadutos.

"Estamos trabalhando em sintonia com a Agecopa [Agência Estadual de Projetos da Copa 2014] para realizar as desapropriações. Os projetos já estão sendo desenvolvidos para que, através de um planejamento, possamos dar início ao processo. Vamos fazer todos levantamentos e um grupo de trabalho especial foi criado especificamente para isso", disse.

  • Como foi adiantado ao MidiaNews pelo presidente e diretor de Planejamento da Agecopa, Yênes Magalhães, o grupo criado é formado pela Procuradoria Geral do Estado, Auditoria Geral do Estado, Secretaria de Estado de Trabalho, Emprego e Cidadania (Setecs), Secretaria de Estado de Infraestrutura (Sinfra), Secretaria de Estado de Administração (Sad), Prefeitura de Cuiabá e Prefeitura de Várzea Grande.

    Ao todo serão 14 pessoas instaladas na nova sede da Agência, no antigo Moitará Sebrae Center. Além do grupo, uma Vara Especializada nas desapropriações também foi criada, para que não haja nenhum entrave nas ações ou, caso haja, serem discutidos nesta repartição.

    Segundo Djalma, ainda não há uma estimativa de quanto o Governo do Estado irá gastar com as desapropriações, mas recursos estão reservados para o pagamento das desapropriações.

    "Temos o recurso alocado, agora naturalmente vai passar por um processo de avaliação. Claro que esse sinal financeiro poderá ser alterado e vai depender a da avaliação dos imóveis para fixarmos um valor. Acreditamos até mesmo que algumas regiões possam ser realocadas ao invés de indenizadas", afirmou.
     






  • Comentários

    Deixe seu Comentário

    URL Fonte: https://arenapolisnews.com.br/noticia/75791/visualizar/