Arenápolis News - arenapolisnews.com.br
Cidades
Sexta - 07 de Janeiro de 2011 às 10:16

    Imprimir


Na tradição católica, o nascimento de Jesus Cristo é celebrado no dia 25 de dezembro. Na passagem bíblica Jesus recebeu a visita dos três "Reis Magos" no dia 06 de janeiro. Durante esse período, os festejos de Natal eram comemorados por grupos que visitavam as casas tocando músicas alegres em louvor aos Santos Reis e ao nascimento de Cristo. Ainda hoje alguns grupos em Mato Grosso mantém a essa tradição viva, trata-se da Folia de Reis.

Os grupos chamados de Folia de Reis ou Terno de Reis dependendo da região do país são formados por músicos, que tocam instrumentos em sua maioria de confecção caseira e artesanal, como tambores, reco-reco, flauta e rabeca (espécie de violino rústico), além da tradicional viola caipira e do acordeão, também conhecida em certas regiões como sanfona, gaita ou pé-de-bode. Além dos músicos instrumentistas e cantores, o grupo é composto também por dançarinos, palhaços e outras figuras folclóricas devidamente caracterizadas segundo as lendas e tradições locais. Todos se organizam sob a liderança do Capitão da Folia e seguem com reverência os passos da bandeira, cumprindo rituais tradicionais.

Segundo o pesquisador e representante de Mato Grosso na Comissão Nacional dos Pontos de Cultura, Leandro Nery, o objetivo desta manifestação é levar fé, amor e esperança a todos os lares, além de manter a tradição viva. Na região do Vale do Araguaia há grupos de Folia de Reis com mais de cento e quarenta anos de tradição. Seo Francisco do município de Araguaiana, conhecido como Chico da Viola, 83 anos, é o único que sabe tocar o lundum e embaixar a folia, o que muito nos preocupa, devido a continuidade da manifestação cultural, afirma.

De acordo com o pesquisador, até 2009, o lundum – manifestação cultural de origem afro, dançado durante as folias e antigamente com momentos recreativos - de Araguaiana era o único registrado no Estado de Mato Grosso. Entretanto, um levantamento apontou a existência de mais grupos na cidade de Cocalinho, Reserva do Cabaçal e Mirassol DOeste. A história da Folia de Reis de Araguaiana, assim como de outros municípios do Araguaia, será contada no documentário Folias de Reis na região do Vale do Araguaia, que abordará cinco grupos de folias por edição.

 





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://arenapolisnews.com.br/noticia/75670/visualizar/