Arenápolis News - arenapolisnews.com.br
Cidades
Sexta - 07 de Janeiro de 2011 às 10:43
Por: Ronaldo Couto

    Imprimir


A unidade do Hemocentro de Barra do Garças, no leste de MT, está com dificuldade para atender o hospital regional do município devido à falta de bolsas de sangue. A crise ficou evidente nesta quinta (6) com o diretor do hospital Messias Dantas pedindo o comparecimento de doadores no hospital. “Nós precisamos que a população nos ajude doando sangue para repor o estoque” frisou.

O diretor do hospital informou que o Hemocentro está vazio devido à procura ser maior do que a demanda. Segundo ele, o hospital tem realizado várias cirurgias principalmente de ortopedia que há necessidade de muito sangue e o banco de sangue não está conseguindo suprir a necessidade. Messias cita que o hospital de Barra está sobrecarregado atendendo a população de mais de 10 municípios. Ele citou que até pacientes vindo de Aragarças-GO durante o reveilon foram atendidos no hospital de Barra.

Para evitar uma crise maior no Hemocentro, o diretor decidiu convocar a imprensa para solicitar o apoio da população. A bioquímica Dolores Milhomem disse que doar sangue não causa nenhum problema para o doador. Ele destacou que as bolsas coletadas em Barra do Garças são encaminhadas para Cuiabá onde são avaliadas antes de serem liberadas. “De cada cinco bolsas encaminhadas tem vez que somente uma é liberada ou nenhuma. Por isso que nós precisamos de mais sangue” completou.

Sobre a doação de sangue, alguns moradores pediram que fosse colocada uma equipe para coletar sangue no horário de almoço. “Eu compareci neste horário e não tinha ninguém para coletar o sangue. Se eles estão precisando que coloque mais gente para trabalhar” comentou um morador.

Outra preocupação do hospital é reforçar o banco de sangue para evitar um novo surto de dengue em Barra do Garças. As bolsas de sangue são imprescindíveis para reposição de plaquetas nos casos suspeitos de dengue hemorrágica. Uma triagem foi montada no Pronto Socorro para acompanhar os casos suspeitos de dengue. Uma sala foi improvisada com cadeiras de fio para os pacientes tomarem soro. O método pode ser estranho, porém um médico disse que está tendo efeito positivo.


 





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://arenapolisnews.com.br/noticia/75668/visualizar/