Arenápolis News - arenapolisnews.com.br
Agronegócios
Sábado - 08 de Janeiro de 2011 às 21:17

    Imprimir


Esta semana o JN no Ar esteve na região da seca verde no Rio Grande do Sul, mostrando as dificuldades da população com a falta de chuva. A partir da semana que vem, os municípios atingidos vão receber cestas básicas. A produção de grãos do estado já foi prejudicada.

Sem chuva forte desde outubro, a água só chega de trator-pipa no interior de Lavras do Sul. Com o pasto ralo, o gado perde peso. Segundo a prefeitura, o prejuízo na pecuária pode chegar a R$ 30 milhões.

“Nunca tinha visto, igual essa daí não”, contou um morador.

Em Herval, a estiagem atinge mais de 1,5 mil famílias de agricultores. Há três meses com chuva abaixo da média, faltou água na hora do plantio.

Uma lavoura de milho, plantada há 20 dias, está completamente perdida. Poucas sementes germinaram por causa da falta de chuvas e agora não podem ser reaproveitadas.

“Prejuízos econômicos num volume que a gente estima, em torno de R$ 8 milhões”, afirmou o secretário de Agricultura de Herval, Ronaldo Ferreira.

Seu Jair também contabiliza o prejuízo na lavoura de feijão. As plantas já deveriam estar com 50 centímetros, mas o desenvolvimento não foi uniforme. Só 30% serão colhidos.

Nos municípios atingidos pela seca, a soja também não se desenvolveu. Levantamento da Conab, Companhia Nacional de Abastecimento, aponta uma redução de 4,4% na produção de grãos do estado. A queda deve ser de 10,5% no milho e de 16,7% na soja.





Fonte: Do G1

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://arenapolisnews.com.br/noticia/75518/visualizar/