A promessa foi pela internet dois dias depois do caso ter vindo à tona. Marcos Cláudio Lula da Silva, filho do primeiro casamento da ex-primeira dama, Marisa Letícia, e adotado por Lula, respondeu a um repórter da Folha de São Paulo, numa rede social.
O repórter perguntou se Marcos pretendia devolver o passaporte diplomático. Marcos disse que sim e que devolveria também o antigo passaporte.
Minutos depois, o filho de Lula responde a outro internauta, que havia sugerido a ele que agradecesse e devolvesse o passaporte. Desta vez, a resposta tem outro tom. Marcos diz: "Já está agradecido, agora devolver, só se for o velho". Neste sábado, a página de Marcos no Twitter estava protegida para novos acessos.
Outro filho de Lula, Luis Cláudio Lula da Silva, e um neto do ex-presidente também receberam o benefício, às vésperas do fim do mandato do ex-presidente.
O então ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, se baseou num trecho da lei, que garante o passaporte diplomático, em função do interesse do país.
A Ordem dos Advogados do Brasil pediu informações ao Itamaraty sobre a concessão de passaportes diplomáticos e fez um apelo para que os filhos de Lula devolvessem o documento. Até agora, apenas Marcos Cláudio se manifestou. O Itamaraty não pronunciou.
Comentários