Abstenção na prova de hoje foi a maior dos últimos 11 anos; R7 vai trazer a correção
Fuvest prevê tomar medidas após número
O número de ausentes na segunda fase do vestibular da Fuvest (fundação responsável pelo vestibular da USP) foi recorde neste domingo (9), superando a abstenção registrada nos últimos 11 anos, segundo a assessoria de imprensa da organização da prova.
No total, 3.007 candidatos faltaram ao primeiro dia do exame, número que equivale a 7,88% de ausência. Foram convocados 38.151 estudantes para a segunda etapa, sendo que eles estão disputando 10.652 vagas de ensino superior na USP (Universidade de São Paulo) e cem na faculdade de medicina da Santa Casa.
O R7 apurou que a previsão de abstenção na segunda fase da Fuvest girava em torno de 5%, e que o número de quase 8% de ausentes foi uma surpresa para a organização do vestibular.
A Fuvest deve tomar medidas após o término do processo seletivo - a ideia é realizar um estudo comparativo com outros vestibulares de universidades públicas para avaliar se o alto número de faltas é uma tendência generalizada ou não.
Caso fique provado que o alto número de ausentes está ocorrendo com frequência apenas no vestibular da USP, a organização da prova vai tomar medidas preventivas que ainda não foram definidas, segundo a assessoria de imprensa da Fuvest.
Ano passado
Em 2010, no mesmo dia da segunda fase do vestibular, a abstenção ficou em 7,10% - igual a 2.695 candidatos faltantes. Naquele ano, 37.968 alunos haviam sido convocados.
Redação
Estudantes que compareceram ao vestibular neste domingo enfrentaram dez questões discursivas (do tipo que exigem resposta por escrito) de português e literatura, além de uma redação. O tema foi considerado abstrato e complicado por estudantes ouvidos pelo R7.
A prova pedia que os candidatos escrevessem sobre o altruísmo e o pensamento a longo prazo no mundo atual. Foram dados quatro textos de apoio e uma figura para que os alunos se baseassem na hora da redação, do tipo dissertativa - em que o vestibulando deve assumir um ponto de vista e defendê-lo.
Correção
Os candidatos poderão conferir no R7 a correção preparada por um cursinho pré-vestibular do primeiro dia da segunda fase da Fuvest. Entre os que fizeram a prova, estavam inscritos 2.385 treineiros.
A segunda fase do processo seletivo continua até terça-feira (11). Nesta segunda, os vestibulandos irão responder a 20 questões de todas as disciplinas do ensino médio (história, geografia, física, matemática, química, biologia e inglês),
As provas têm duração máxima de quatro horas, ou seja, os candidatos precisam responder a todas as perguntas até as 17h em cada um dos três dias do vestibular.
Comentários