Arenápolis News - arenapolisnews.com.br
Cidades
Segunda - 10 de Janeiro de 2011 às 10:57

    Imprimir


A espécie de escorpião que mais preocupa, no Estado, é Escorpião Negro (Tityus paraensis). O acidente com este escorpião provoca dor imediata com variação de intensidade de pessoa para pessoa. Em casos mais graves pode apresentar náuseas, vômitos, alteração da pressão sanguínea, agitação e falta de ar. Os mais vulneráveis são as crianças menores de 10 anos, os idosos e pessoas com baixa imunidade (imunodeprimidos).

As espécies amarelinho (Tityus confluens) e 3 listras (Tityus trivittatus), que aparecem na Baixada Cuiabana, possuem veneno de toxidade baixa para os seres humanos, causando apenas dor variável e inchaço.

PREVENÇÃO CONTRA ESCORPIÕES

Uma das maneiras mais comuns de os escorpiões entrarem em contato com os humanos é invadindo as residências por meio dos canos de esgoto, local onde vivem as baratas. Os escorpiões penetram no esgoto em busca das baratas, que lhes servem como alimento, e daí entram nas casas através dos ralos dos banheiros ou da cozinha.

A recomendação é a vedação das tampas dos ralos, enquanto não for necessário seu uso. Outro local onde as baratas vivem, e onde os escorpiões podem ser encontrados, são as caixas de gordura das residências. Neste caso a limpeza frequente dessas caixas de gordura pode evitar o perigo de ser picado por um desses animais.

 




Fonte: A Gazeta

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://arenapolisnews.com.br/noticia/75410/visualizar/