Apesar de austeridade, secretário promete respeito aos empresários
O secretário de Estado de Fazenda, Edmilson dos Santos, tem a missão neste novo mandato do governador Silval Barbosa de manter a austeridade fiscal, mas também buscar o equilíbrio com os empresários, que têm feito duras críticas à gestão iniciada por Eder Moraes.
Sendo assim, Edmilson já assume a pasta com a promessa de manter uma relação de respeito com os empresários. “Vamos manter a austeridade e realizar o trabalho do estado de cobrar e receber, mas tudo com muito respeito aos contribuintes. Vamos dialogar com todos os segmentos”, afirmou em entrevista ao Olhar Direto.
A Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz) implantou uma política de austeridade fiscal que começou a incomodar os empresários, principalmente, pelo atraso nas entregas de mercadorias e problemas com a emissão da nota fiscal.
Um empresário que prefere não se identificar, que possui uma distribuidora de produtos alimentícios, não agüenta mais ter mercadorias retidas nas transportadoras e atrasar as entregas nos supermercados.
“O problema não é a fiscalização, porque eu defendo a austeridade, mas é preciso melhorar este procedimento. Falta fiscal para dar conta do recado. A mercadoria chega na transportadora e fica dependendo da boa vontade do fiscal ou da Sefaz para liberar os produtos. Enquanto isso tenho prejuízo com a mercadoria presa”, reclamou ao Olhar Direto.
Outro fato que prejudica as vendas é o sistema da nota eletrônica. O empresário relata que quase todos os dias o setor de faturamento da empresa tem problema com a Sefaz por causa de “falha no sistema”. “É constante o sistema ficar fora do ar e o pior é que sequer conseguimos uma resposta satisfatória, muitas vezes eles até informam que está tudo normal. Uma coisa que era para agilizar e melhorar o procedimento acaba prejudicando”, queixou-se.
O secretário pretende fazer visitas no interior do estado para também conhecer o anseio dos contribuintes fora da baixada cuiabana, além de se colocar disposto a manter uma relação tranquila com os empresários e evitar desgaste na sua gestão.
Comentários