Chico Daltro e embaixador da Alemanha conversam sobre intercâmbios durante jantar
Estreitar as relações entre Mato Grosso e a Alemanha. Com esse objetivo o embaixador da República Federal da Alemanha no Brasil, Wilfried Grolig, está em Cuiabá para uma série de visitas. Na noite dessa segunda-feira (10.01) ele jantou com o vice-governador do Estado, Francisco Daltro, para conhecer um pouco mais sobre o Estado. Ele disse que Mato Grosso tem muito mais coisa interessante do que ouviu dizer em Brasília, onde reside há quase um ano.
Num clima de descontração disse que quer aprender sobre Mato Grosso, mas que também quer “fazer propaganda” da Alemanha contemporânea. Em 2010 ele visitou Belém, capital do Pará, e Manaus, capital do Amazonas. Também participou de um evento de embaixadores em Poconé, no pantanal mato-grossense, o que serviu como “aperitivo” para querer voltar ao Estado, conforme declarou.
Questionado sobre o que conhecia de Mato Grosso, respondeu que sabia do potencial da agricultura e que também ouviu algumas histórias sobre garimpos. No entanto, durante a estada em Mato Grosso, que teve início na sexta-feira (0701), percebeu que “o Estado deveria ser mais conhecido, pois é um Estado muito interessante”. “Mato Grosso está no centro comercial da América”, resumiu frente a tantas possibilidades que vislumbra para futuros relacionamentos.
Francisco Daltro disse que está confiante com esse relacionamento, que permitirá possibilidades variadas de intercâmbios envolvendo as Universidades do Estado (Unemat) e a Federal de Mato Grosso (UFMT) para a formação de recursos humanos e pesquisas científicas, com o suporte da Secretaria de Ciência e Tecnologia (Secitec).
Investimentos empresariais e industriais devem ser temas da reunião que será realizada nesta terça-feira, às 9 horas da manhã, no gabinete do governador, no Palácio Paiaguás. Francisco Daltro e Wilfried Grolig também vão conversar sobre tecnologia para a construção de ferrovias, já que é uma modalidade de transporte comum na Europa e de interesse de Mato Grosso como alternativa para escoamento da produção agrícola estadual, com custos mais competitivos em relação ao transporte feito tradicionalmente pelas estradas.
ALEMANHA NO BRASIL
Em 2013 será realizado o Ano da Alemanha no Brasil. Um grande evento que irá agregar atividades culturais, esportivas e econômicas para promover a integração entre os povos brasileiro e alemão.
O objetivo do embaixador alemão é descentralizar as atividades, sair das regiões Sul e Sudeste e fugir da ponte-aérea Rio-São Paulo. Assim, Mato Grosso deve ser um dos estados a integrar as atividades do Ano da Alemanha no Brasil, no período pré Copa de 2014, quando Cuiabá sediará jogos do maior evento futebolístico do planeta.
Também participaram do jantar o secretário de Estado de Ciência e Tecnologia, Eliene Lima; o secretário extraordinário de Acompanhamento da Logística Intermodal de Transportes, Francisco Vuolo; o secretário adjunto executivo do Núcleo Sócio Econômico da Secretaria de Indústria, Comércio, Minas e Energia, Marcio Mesquita; o diretor de Articulação Institucional da Agecopa, Agripino Bonilha Filho; o reitor em exercício da UFMT, Francisco Souto; a diretora do Sebrae, Leide Katayama; o presidente interino da Fiemt, Luis Carlos Richter; a presidente da BPW, Sueli Batista; o conselheiro da Embaixada Alemã, Bernd Weidlich; o cônsul da Alemanha em Mato Grosso, Eike Kramm e a representante da Câmara de Indústria e Comércio Brasil/Alemanha, Tania Kramm
Comentários