Preço da carne bovina exportada fecha acima do período pré-crise
Depois da forte queda nos preços médios da carne bovina exportada pelos principais países no final de 2008, em decorrência da crise econômica mundial, os preços pouco a pouco vêm se recuperando, segundo dados do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) e Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), analisados pela Scot Consultoria.
De setembro de 2008 até meados de 2009, os preços da carne bovina exportada pelos principais players do mercado chegaram a cair 40%, mas desde então as cotações estão subindo, conforme aumenta a demanda por carne.
“No caso da Argentina, os preços médios subiram mais de 75% desde meados de 2009”, diz Maria Gabriela Tonini, analista da Scot Consultoria.
Ainda de acordo com Maria Gabriela, os dados de 2010 ainda não estão finalizados, mas as cotações estão mais atrativas para os exportadores. Neste ponto, as exportações de carne bovina in natura do Brasil merecem destaque.
“O Brasil conseguiu voltar ao preço médio de antes da crise, superando em cerca de 10% estes valores, acima das variações obtidas na carne exportada pela Argentina, Austrália ou Estados Unidos”, afirma. As informações são do Globo Rural.
Comentários