Fiscalização deve ser realizada em três postos na manhã desta terça-feira Consumidores denunciaram que locais enganavam sobre abastecimento.
Três postos de combustíveis são fiscalizados após denúncia em Cuiabá
Três postos de combustíveis, com suspeitas de fraudes no abastecimento, passam por fiscalização na manhã desta terça-feira (1°), em Cuiabá. De acordo com a delegada da Delegacia Especializada do Consumidor (Decom), Ana Cristina Feldner, os três postos foram denunciados por consumidores que estariam sendo enganados no abastecimento de combustíveis. A denúncia seria de que existem irregularidades nas bombas de abastecimento, já que a quantidade de combustível fornecida era inferior ao indicado no visor das bombas.
Segundo a delegada, a fraude ocorre através da instalação de um chip no sistema de abastecimento que altera a quantidade de combustível. Sem que o consumidor perceba, acaba pagando mais por menos.
Equipe fiscaliza postos de combustíveis em Cuiabá após denúncias. (Foto: Reprodução/TVCA)
Em um dos postos, na Avenida General Melo esquina com a Carmindo de Campos, a fiscalização detectou fraude em uma das bombas, que foi interditada. “Nossa fiscalização é chegar à veracidade dessas denúncias. Se encontramos a fraude vamos lacrar a bomba”, afirmou a delegada.
A fiscalização é realizada por equipes da Decom, Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), Instituto de Pesos e Medidas de Mato Grosso (IPEM-MT) e o Ministério Público Estadual (MPE).
Conforme Feldner, mesmo não encontrando a fraude de imediato o equipamento será aberto para confirmar se não existe algum tipo de chip instalado, já que pode ser desativado por controle remoto.
De acordo com a assessoria da Polícia Judiciária Civil, em caso de irregularidade o posto será autuado administrativamente e um inquérito deve ser feito para apurar a responsabilidade. Os proprietários poderão ser indiciados por crime contra a economia popular, além de outros.
Comentários