O republicano deve fechar apoio com a maioria dos deputados que não se elegeram em seu arco de aliança
Sérgio busca diálogo para se manter na Mesa Diretora
Com a proximidade da posse da nova legislatura na Assembleia Legislativa, o deputado Sérgio Ricardo (PR) se articula para formar uma chapa de consenso, encabeçada por ele ou pelo ex-presidente da Casa, José Riva (PP).
O republicano deve fechar apoio com a maioria dos deputados que não se elegeram em seu arco de aliança, neste final de semana.
"Estamos conversando principalmente com a oposição para montarmos uma chapa que contemple todos, com a participação das bancadas", disse o deputado que presidiu o Parlamento estadual entre os anos de 2007 e 2008. Sérgio não confirma quem será o candidato a presidente.
A eleição acontece no dia 1º de fevereiro, logo depois da posse dos 24 parlamentares eleitos em 2010. O orçamento da Casa previsto para 2011 é de R$ 361 milhões.
Dos parlamentares eleitos, 17 fazem parte da base governista. Sérgio já teve a primeira conversa com a deputada eleita Luciane Bezerra (PSB). Mas ele pretende arrebanhar o apoio de Percival Muniz (PPS) e Zeca Viana (PDT) que também se elegeram na chapa que sustentou a candidatura para governador de Mauro Mendes (PSB). Além disso, o republicano garante que está próximo de conquistar a adesão do PSDB, PTB e DEM.
O Democratas, que tinha três representantes, terá redução de uma cadeira, hoje ocupada por Chica Nunes, e contará com Zé Domingos e Dilmar Dal Bosco. Pertencente ao mesmo grupo político que sustentava a candidatura de Wilson Santos (PSDB) ao governo, também foram eleitos Guilherme Maluf (PSDB) e o ex-vereador Luiz Marinho (PTB).
Além do PP, a chapa de Sérgio Ricardo e Riva possuem apoio do PMDB, que elegeu cinco deputados: Teté Bezerra, Romoaldo Júnior, Nilson Santos, Baiano Filho e Wallace Guimarães.
O deputado Sérgio Ricardo terá também o apoio de seu partido que decidiu centralizar os votos em apenas um candidato. O atual presidente, deputado Mauro Savi (PR) não tentará reeleição. O PR elegeu a maior bancada com seis parlamentares.
Comentários