Arenápolis News - arenapolisnews.com.br
Política
Sexta - 14 de Janeiro de 2011 às 16:15
Por: João Negrão

    Imprimir


O senador Jayme Campos (DEM) poderá ocupar a vaga da senadora Serys Marly (PT) na Mesa Diretora do Senado. O RDNews apurou que Jayme é o nome cotado para ocupar a segunda vice-presidência da Casa, mesmo cargo que a parlamentar ocupa atualmente e deixará em 31 de janeiro, quando finda seu mandato. As eleições para o Senado e para a Câmara Federal vão acontecer tão logo os novos parlamentares tomem posse, em 1º de fevereiro.

A presidência do Senado já está praticamente definida. O senador José Sarney (PMDB-AP) deve continuar no cargo para mais uma legislatura. Há consenso no PMDB, que tem a maior bancada de senadores (20 cadeiras), por seu nome. Tradicionalmente, o partido com maior número de parlamentares indica o vice. O PT, que tem 16 cadeiras, está fechado com o PMDB, da mesma forma que os peemedebistas estão com o deputado federal Marco Maia (PT-RS) na Câmara. Maia, que era vice e passou à presidência com a eleição de Michel Temer para a vice-presidência da República, deve ser reconduzido ao cargo.

O PT deve ficar com a primeira vice-presidência e o nome mais cotado para ocupá-la é o da senadora Martha Suplicy (SP). Pela composição tradicional, a secretaria-geral seria o cargo dos petistas, por ser o mais importante na estrutura administrativa do Senado. Mas o PT, pelo que se movimenta, a está descartando. O partido teme que seja vitrine para possíveis irregularidades administrativas, que acabam gerando crises políticas e colocando a legenda em evidência negativamente.

O caso envolvendo José Sarney em 2009 é emblemático. O presidente do Senado passou meses sendo bombardeado com uma série de denúncias de irregularidades. Os ataques eram patrocinados pelo PSDB, que não estava em nenhum cargo de relevância e havia combinado com o DEM. Sarney só não caiu justamente porque reagiu e começou a expor o DEM que, na verdade, era o responsável por ocupar a secretária-geral, com o senador Demóstenes Torres (GO).

Como nem PT e nem PMDB querem ficar em situação frágil, preferem dividir as funções na Mesa Diretora com a oposição. Desta forma, além da segunda vice-presidência para o DEM, a secretaria-geral está sendo oferecida ao PSDB. Na verdade, como ainda são forças políticas importantes no Senado, DEM e PSDB têm direito a assentos na Mesa Diretora. A questão é onde. Pela força que têm, a segunda-vice e a secretaria-geral são além do esperado.

De todo modo, a indicação do senador Jayme Campos para a segunda vice-presidente é mais que uma contemplação de Mato Grosso e sim pelo méritos pessoais do parlamentar mato-grossense. Jayme é hoje um dos mais atuantes senadores no Congresso Nacional. Com bom trânsito na cúpula, orador frequente nas sessões e articulador dentro e fora de seu partido, ele é hoje um dos principais parlamentares do DEM. Daí a sua natural cotação.

A cotação de Jayme Campos para ocupar a Mesa Diretora do Senado foi informada ao RDNews por uma fonte da Liderança do DEM na Casa. As articulações continuam na próxima semana e a definição deve ocorrer às vésperas do início da nova legislatura. De qualquer forma, preparando-se ou não para o possível novo cargo, Jayme Campos já mudou de endereço no Senado. Antes ele ocupava um gabinete na Ala Teotônio Vilela e agora está instalado em outro na Ala Afonso Arinos. É um lugar privilegiado. Além de ter o dobro do tamanho do anterior, o novo gabinete fica num espaço privilegiado, somente ocupado por alguns “cardeais” do Senado.





Fonte: RD News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://arenapolisnews.com.br/noticia/74967/visualizar/