Arenápolis News - arenapolisnews.com.br
Política
Sábado - 15 de Janeiro de 2011 às 07:26
Por: Jean Campos

    Imprimir


Os partidos da coligação “Mato Grosso em Primeiro Lugar” que apoiaram a reeleição do governador Silval Barbosa (PMDB) devem discutir, após a posse dos 24 deputados estaduais, o sistema de rodízio na Assembleia Legislativa. PR, PMDB e PT iniciam entendimentos para oxigenar as bancadas.

Com a saída da deputada Teté Bezerra (PMDB) para o comando da Secretaria de Desenvolvimento do Turismo (Sedtur) e João Malheiros (PR) para a pasta da Cultura (SEC), o PR terá mais duas vagas no parlamento em virtude de os dois primeiros suplentes da chapa serem republicanos. O presidente regional do PR, deputado federal Wellington Fagundes, adianta que o partido irá aceitar o diálogo para contemplar principalmente o PT, que perdeu uma vaga nesta legislatura. “Estamos cientes de que é necessária essa oxigenação e não colocaremos nenhum empecilho aos demais partidos aliados. Todos devem ter oportunidades”, ponderou o líder partidário.

No dia primeiro de fevereiro, após a solenidade de posse, os eleitos pediram licença do Parlamento. No lugar de Teté e Malheiros, os deputados Ondenir Bortolini, o Nininho (PR), e Emanuel Pinheiro (PR). O primeiro suplente obteve 22.747 votos. Pinheiro, secretário-geral do PR, conquistou 20.388 votos.

A intenção dos partidos é abrir espaço para Alexandre César (PT), terceiro suplente da coligação. O petista, que chegou a ser cogitado para comandar a Procuradoria Geral do Estado (PGE), no lugar de Dorgival Veras de Carvalho, é visto como um dos deputados mais atuantes da legislatura passada. Alexandre cumpriu quase todo o mandato como titular da vaga conquistada pelo deputado federal eleito Ságuas Moraes (PT), à época licenciado para comandar a secretaria de Educação (Seduc).

O esquema de rodízio também é articulado pelo Partido Progressista, que lançou chapa-pura nesta eleição e conseguiu eleger cinco deputados. O primeiro suplente Luiz Carlos Magalhães Silva, o Luizinho, ocupará a vaga de Antônio Azambuja, atual secretário de Esportes. O partido também pretende contemplar o vereador Deucimar Silva (PP), que teve 15.781 votos e figura como segundo suplente. O terceiro suplente progressista é Valdizete Martins Nogueira, com 15.640 votos. O deputado estadual Maksuês Leite (PP) não conseguiu se reeleger e ficará com a quarta suplência de sua chapa.

A coligação “Senador Jonas Pinheiro”, que selou a aliança entre PSDB e DEM pela candidatura de Wilson Santos (PSDB), elegeu apenas dois deputados. A primeira suplência fica com o deputado Gilmar Fabris (DEM) e a segunda, com Carlos Avalone (PSDB). Fabris assume uma cadeira no parlamento caso o deputado Zé Domingos (DEM) aceite o convite do governador Silval Barbosa para comandar a Secretaria de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar (Sedraf).






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://arenapolisnews.com.br/noticia/74919/visualizar/