Arenápolis News - arenapolisnews.com.br
Cidades
Sábado - 15 de Janeiro de 2011 às 13:25
Por: Lucas Bólico

    Imprimir


Apesar de não ter se mantido em pé por muito tempo, o projeto “Pinto Alegre”, desenvolvido pela Prefeitura de Novo Santo Antonio (1 063 km de Cuiabá) em 2006 e logo extinto em 2008, está servindo de espelho para um município do interior Rio Grande do Norte.

Aprovado pela Câmara e sancionado pela Prefeitura de Parnamirim-RN, o projeto que visa distribuir Viagras para os idosos (economicamente) carentes ainda não saiu do papel e não tem previsão para ser colocado em prática.

Em Novo Santo Antonio, o projeto foi extinto dois anos após entrar em prática por pura precaução, segundo explica o atual secretário de Administração do município, Emivaldo de Castro (PT). “Esse projeto foi bom enquanto durou, ficou até famoso no Brasil, mas teve de ser extinto por recomendação dos médicos porque os velhinhos podiam morrer”, lamenta.

A preocupação médica se deu por conta de possíveis problemas cardíacos. Muito didático, Emivaldo de Castro simplifica: “se até jogador de futebol tem problema cardíaco, imagina os velhinhos”, e completa, “quem deve estar lamentando agora são as velhinhas”.

Já no projeto potiguar, para ter direito ao benefício, o idoso deverá apresentar o acompanhamento médico feito na rede pública de saúde e a receita prescrita, além de fazer um acompanhamento para ‘controlar’ prováveis efeitos colaterais.

O programa ainda depende, de acordo com o Diário de Natal, da regulamentação do Executivo para poder cadastrar os beneficiários e ainda aguarda uma possível inclusão do medicamento no programa Farmácia Básica, do Ministério da Saúde.

Já em Novo Santo Antonio, onde nasceu, não existe nenhum proposta ou pretensão de retomar o “Pinto Alegre”. Triste fim.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://arenapolisnews.com.br/noticia/74876/visualizar/