Arenápolis News - arenapolisnews.com.br
Internacional
Domingo - 16 de Janeiro de 2011 às 21:03

    Imprimir


A congressista americana Gabrielle Giffords, 40, baleada na cabeça durante um ataque em um evento político em Tucson (Arizona) no dia 8 deste mês, apresentou melhora em seu quadro clínico neste domingo, que teria passado de estado crítico para condição séria, segundo informa a rede TV norte-americana CNN.
A CNN reporta que a senadora Kirsten Gillibrand (New York), amiga de Giffords, informou que a legisladora alvejada já mexe os dois lados do corpo e consegue respirar sem a ajuda de aparelhos. A declaração foi feita no programa televisivo Meet The Press, da rede NBC. Gillibrand contou que soube da novidade pelo marido de Giffords, o astronauta norte-americano Mark Kelly, na noite deste sábado (15).

Gillibrand disse que Giffords sabe mostrar às pessoas que ela pode se comunicar bem. Sabe como é, segurando nossas mãos e movendo seus braços e pernas e olhando para nós. Então, ela está fazendo um grande progresso.

No sábado, a democrata Giffords passou por uma cirurgia e teve o respirador retirado e substituído por um tubo na traqueia, segundo informações dos funcionários do hospital universitário de Tucson.

Depois do procedimento, médicos inseriram um tubo pelo qual ela pode receber nutrientes. Além disso, James Tucker, 58 -- outro dos feridos no massacre, que deixou seis mortos-- recebeu alta hoje, diminuindo para três o número de pessoas que continuam hospitalizadas.

O atirador Jared Loughner, 22, está detido desde o dia do massacre. No sábado, ele abriu fogo contra o público em um evento político em Tucson chamado Congress on Your Corner (Congresso na sua Esquina, em tradução livre) que tinha como objetivo permitir que os eleitores se encontrassem com a parlamentar pessoalmente.

Reeleita para seu terceiro mandato no pleito de 2 de novembro, Giffords representa no Congresso um distrito eleitoral do Arizona. Ela tem como focos a reforma da imigração, assuntos militares, pesquisas com células-tronco e energia alternativa. Ela é casada com o astronauta americano Mark Kelly.

As vítimas incluem o juiz John Roll, 63, a menina Christina Taylor Green, nascida no fatídico 11 de setembro de 2001, e os assessores de Giffords --Gabe Zimmerman, 30; Dorothy Morris, 76; Dorwin Stoddard, 76; e Phyllis Schneck, 79.

APELO

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, fez neste sábado um apelo aos parlamentares dos dois grandes partidos americanos para que eles lembrem que, antes de democratas ou republicanos, todos são americanos e devem trabalhar juntos em prol da causa comum.

Em seu tradicional discurso de sábados no rádio, o líder pediu que os congressistas trabalhem juntos, apesar das divisões partidárias, a uma semana do reinício das atividades legislativas --interrompidas por causa do recente tiroteio que atemorizou a cidade de Tucson, no Estado do Arizona, que feriu gravemente a deputada Gabrielle Giffords.
 






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://arenapolisnews.com.br/noticia/74764/visualizar/